Em Palmares, Defesa Civil pede que parte baixa da cidade seja desocupada.
Moradores e comerciantes de Palmares (PE) estão ilhados novamente após a chuva que vem atingindo a cidade desde sábado (26). Muitos acordaram, nesta segunda-feira (28), para retomar o trabalho de recuperação dos imóveis e foram surpreendidos pela água, que já atingiu cerca de um metro de altura nas principais ruas do Centro do município. A inundação ocorre na parte baixa da cidade por causa do solo já encharcado. A cheia da semana passada fez a água atingir mais de seis metros de altura.
Segundo boletim divulgado nesta segunda-feira (28) pela Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe), as cidades de Primavera, Catende e Maraial entraram na lista de 12 municípios em estado de calamidade pública.
O comerciário Charliston Anderson Torres, 29 anos, acordou cedo para voltar a limpar e recuperar as mercadorias de seu estabelecimento na manhã desta segunda-feira e deixou de lado o trabalho que havia programado para ajudar outras pessoas que ficaram ilhadas no centro da cidade. “Se continuar assim, acho que a água chega à mesma altura que chegou na semana passada. Não vai dar para começar tudo de novo.”
Um sistema improvisado de comunicação da Defesa Civil do município passou a circular pelas ruas da cidade no domingo alertando para uma possível cheia do Rio Una. O carro de som pediu para as pessoas deixarem suas casas na parte baixa da cidade. A enchente foi confirmada durante a madrugada desta segunda-feira.
Rua Frei Caneca, no Centro de Palmares, amanheceu coberta pela água (Foto: Glauco Araújo/G1)
Fonte: Notícias Brasil – G1