A obesidade acontece quando uma pessoa possui um percentual de gordura acima do ideal definido pela Organização Mundial de Saúde. Segundo o preparador físico Edmundo Verjus, diretor das academias Ritmo, Fitness e Equilíbrio, a obesidade não pode ser medida apenas pela massa, para saber se uma pessoa realmente está obesa é preciso procurar um profissional médico ou uma avaliação física.
Considerada porta de entrada para diversas doenças graves, a obesidade já se tornou uma preocupação global, principalmente porque os índices de obesidade infantil só fazem aumentar. É como uma epidemia e não se trata apenas do aspecto físico, mas também da saúde do indivíduo que está sendo prejudicada, explica Edmundo.
A vida moderna anda junto da obesidade. São lanches rápidos e nada saudáveis, computadores e videogames, além da própria questão da família. Hoje por conta do trabalho, os pais não estão em casa e isso colabora em muito na obesidade infantil. Uma criança obesa tem uma chance muito grande de se tornar um adulto obeso, mas o meio ambiente também tem uma parcela muito importante nessa realidade. Para que a criança se torne ativa é vital que os ais também o sejam.
O ser humano pode emagrecer de três maneiras: o gasto basal, que se refere ao gasto para funções vitais no organismo e representa 70% do gasto diário; a digestão dos alimentos e atividade física. As duas primeiras não dependem muito da pessoa, então é a terceira que é utilizada com maior eficiência. Outro ponto é que a atividade física altera também o gasto basal, melhorando o gasto como um todo.
A atividade física que mais contribui para o emagrecimento e gasto basal é a musculação, isso porque além do gasto calórico durante a atividade, por até 48 horas depois ainda há um gasto do próprio corpo para melhoria da musculatura. Interessados podem procurar as academias Ritmo, Fitness e Equilíbrio e conversar com os preparadores e professores de educação física, para uma avaliação.
Mais informações pelos telefones (35) 3622 4285 (Fitness), (35) 3622 1044 (Equilíbrio), (35) 3623 9308 (Ritmo) e (35) 3623 9388 (Equilíbrio Funcional, no bairro Varginha).
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM