Neste tempo que antecede o Natal, todas as pessoas se sensibilizam para se confraternizar e trocar presentes. É um momento em que aproveitamos para fazer nossos pedidos para saciar nossos desejos e atender nossas necessidades. No futebol não é diferente, pois o fanático torcedor também tem seus desejos e necessidades. Assim, colocam seus pedidos (mesmo que mentalmente).
Mas se fizermos um exercício de empatia, nos colocando no lugar dos torcedores dos grandes clubes brasileiros, teremos uma visão de como foi o ano para cada um. Fazendo isto, chegaremos à conclusão que o bom velhinho deixou a desejar para quase todos os torcedores.
Identificaremos a grande expectativa da torcida do Grêmio que estava dominando o futebol sul americano com seu desempenho nas ultimas versões da libertadores da América. Mas o final muito frustrante, não conquistando nenhum título de expressão neste ano.
E a grande torcida corintianas? jamais esperaria a pífia campanha neste ano.
O que dizer da torcida cruzeirense que também vinha de grandes títulos nacionais, e acabou na pior situação já vivida por este grande clube brasileiro.
Com exceção para Flamengo, e Atlhetico Paranaense, os demais clubes da elite do futebol brasileiro, ficaram insatisfeitos com seus resultados.
Acho que o bom velhinho desta vez fez valer sua cor predominante vermelha e concentrou todas as suas energias para favorecer a torcida rubro negra. No caso do Flamengo, nem os mais otimistas torcedores esperavam tanto presente assim, que, aliás, ainda pode aumentar se o título do mundial interclube vier.
Aos fanáticos torcedores, restam concentrar as atenções mais uma vez para os novos pedidos, agora para a temporada 2020. Nada como renovar as esperanças para um ano mais vencedor.
Pelo menos essa é a minha opinião!