Aconteceu o 1º Ciclo de Formação Inclusiva, no campus sede da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), organizado pela professora Paloma Alinne Alves Rodrigues Ruas, do Instituto de Física e Química (IFQ), coordenadora do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), para discutir temas relacionados à vida do aluno com deficiência no meio escolar e na Universidade.
O evento foi aberto para o público acadêmico e teve como objetivo formar, proporcionar reflexões e construir valores e atitudes inclusivas para toda a sociedade acadêmica, além de refletir sobre atitudes importantes para a consolidação de uma sociedade pautada na convivência harmoniosa e no respeito às diferenças.
A primeira atividade realizada foi uma roda de conversa, com a mediadora Neide Ribeiro Hiene, diretora da Escola Especial de Itajubá. O tema desenvolvido foi “Tenho um aluno com deficiência em sala de aula: e agora?”. Vários participantes relataram experiências e casos vividos e também manifestaram opiniões sobre o tema debatido.
No mesmo dia, foi ministrada a palestra “Sistemas de reservas de vagas para pessoas com deficiência no ensino superior: fundamentos, problematizações e operacionalização do processo” pelo professor Leonardo dos Santos Amâncio Cabral, da Universidade Federal de São Carlos. A atividade teve como objetivo compartilhar com os profissionais da educação informações referentes a processo de matrícula, recepção e tratamento com os alunos que apresentam deficiência, no contexto universitário.
Evento em Itabira
Antes de acontecer em Itajubá, o Ciclo de Formação Inclusiva já tinha sido realizado no campus da Unifei em Itabira. O evento fomentou discussões sobre a inclusão dos alunos com deficiência, o funcionamento do NAI e outros assuntos. Além disso, foram abordadas as ações desenvolvidas pelo Núcleo para garantir o acesso e a permanência desses alunos na Universidade. Estiveram presentes membros da comunidade acadêmica e professores das escolas da rede estadual de Itabira.
Em um primeiro momento, houve uma palestra com a professora Paloma Rodrigues sobre o sistema de reservas de vagas para alunos com deficiência na Unifei. Já durante a tarde, Paloma e Aparecida Jacome dos Santos, também integrante do NAI, debateram sobre estratégias pedagógicas inclusivas para atuar com esses estudantes.
Paloma Rodrigues destacou dois dos principais objetivos do Ciclo de Formação Inclusiva no campus avançado: “Procuramos estabelecer um vínculo com as escolas do município de Itabira para potencializar o processo de inclusão educacional dos estudantes com deficiência ao contexto da Unifei. Além disso, foi uma oportunidade para apresentar aos gestores as ações e a finalidade do NAI, uma vez que, a partir do Núcleo, será possível pensar em estratégias de acessibilidade para esses alunos no ensino superior”.
A coordenadora do NAI ressaltou que ocorrerão outras ações relacionadas ao tema, como algumas palestras, no mês de agosto, em escolas de Itabira e o 1º Seminário de Inclusão da Unifei no campus de Itabira, a ser realizado em novembro. A docente espera que, com tais iniciativas, a Universidade contribua efetivamente para a permanência e bem-estar dos ingressantes que possuem deficiência, síndromes e/ou transtornos.
Segundo Paloma, a presença de alunos com deficiência nas instituições de ensino é uma realidade em todo o país, no entanto ainda é preciso investir esforços para garantir a permanência deles no sistema educacional. “Grupos como o NAI são importantes neste contexto, mas é necessário que os professores do ensino regular e das universidades construam conhecimentos teóricos e práticos para potencializar a aprendizagem desses estudantes”, finalizou a docente.
O NAI em Itajubá
Além da professora Paloma, responsável pelas atividades de formação pedagógica para a comunidade Unifei, outras profissionais atuam no NAI em Itajubá, realizando atividades diversas. As ações de comunicação e divulgação do núcleo ficam por conta da professora Betânia Mafra Kaizer, também do IFQ. Já as ações de orientação pedagógica aos docentes e alunos estão sob a responsabilidade da servidora técnica e pedagoga Cibele Faria Cunha, e as ações administrativas são realizadas pela servidora Eliane Fowler.
O Núcleo conta também com as presenças de estagiários que atuam nas áreas de propaganda e marketing e de administração, além de bolsistas de iniciação científica e de uma responsável pela monitoria inclusiva para adaptação de material didático.
Fonte: Secom Unifei