O rubro-negro, Mario Filho inventou o termo Fla-Flu em 1933. O grande tricolor Nelson Rodrigues escreveu inúmeras crônicas e cunhou diversas frases e expressões que ajudaram a tornar o embate o mais famoso da história do futebol brasileiro.
Ontem, mais uma vez o clássico Fla-Flu fez historia. Desta vez através de um protesto em conjunto contra a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro. Ambos os clubes estão em guerra contra a direção da Federação pela maneira ditatorial que vem conduzindo a instituição. Isto tomou maiores proporções após a volta de Eurico Miranda na presidência do Vasco da Gama, pois ambos têm uma relação muito próxima para não dizer comprometedora. O atual presidente da Federação do Rio de Janeiro, Rubens Lopes se perpetua no poder beneficiado por uma legislação que envergonha e ajuda a decadência do futebol carioca e do Brasil.
O técnico Vanderlei Luxemburgo esteve ausente neste Fla-Flu em função de uma suspensão por dois jogos por promover críticas contra a Federação. Os jogadores de ambos os clubes entraram com uma fita preta pregado nas camisas demonstrando luto no futebol carioca. Ao se alinharem para as fotografias, os jogadores colocaram a mão na boca em protesto contra as medidas ditatorial da federação. Foi comum ver torcedores do Flamengo nas arquibancadas do Maracanã também com uma fita pregada na boca, aderindo e estendendo o protesto.
Talvez influenciado por este clima que faz presente nos bastidores, o jogador Fred ao ser expulso saiu de campo com declarações pesadas a Federação insinuando que o arbitro foi mandado por alguém. Uma crise sem precedentes que tememos pelos próximos capítulos.
Pior ainda quando sabemos que o que está acontecendo no Rio de Janeiro é reflexo do que acontece em todo o Brasil. A diferença é que no Rio de Janeiro dois grandes clubes resolveram afrontar os poderosos e ditadores cartolas do futebol. Se os demais dirigentes tivessem uma visão de futuro e mais sistêmica do futebol brasileiro, também estariam aderindo a este movimento. Tudo isto se aflorou em mais uma Fla-Flu que fica na historia.
Pelo menos essa é a minha opinião!