•
31 de out. de 2025
Confira a programação de encerramento do Circuito Mineiro de Cafeicultura 2025 no Sul de Minas
Serão realizadas atividades técnicas gratuitas para cafeicultores em seis municípios
Por Agência Minas
Compartilhar

Serão realizadas atividades técnicas gratuitas para cafeicultores em seis municípios

O Circuito Mineiro de Cafeicultura 2025 encerra em novembro a programação do ano. No mês, serão realizadas seis etapas em municípios produtores de café no Sul de Minas: Santa Rita do Sapucaí (12/11), Três Corações (13/11), Campanha (14/11), Cambuquira (18/11), Ilicínea (19/11) e São José da Barra (26/11).
A série de eventos técnicos, promovida pelo Governo de Minas por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), reuniu diversos representantes da cadeia produtiva do café, incluindo produtores, traders, comerciantes e cooperativas, para uma troca de informações técnicas e de mercado. Todos os eventos do circuito são gratuitos e as inscrições podem ser feitas no local do evento.
O tema principal do circuito esse ano é 'Sustentabilidade e Mudanças Climáticas'. “O preço do café subiu no mundo em razão dos problemas climáticos que vêm prejudicando as safras com secas, granizo, excesso de calor e outros desafios. Não temos como controlar o clima, mas existem técnicas para minimizar os efeitos da seca e do calor excessivo”, ressalta o gerente regional da Emater-MG em Lavras e responsável pela organização do circuito, Marcos Fabri.
Falta de mão-de-obra
Outro assunto que tem ganhado bastante destaque no setor é a dificuldade dos cafeicultores de encontrar mão-de-obra no meio rural. “No Sul de Minas, devido à falta de mão-de-obra no campo, o interesse pela mecanização virou uma tendência forte entre os cafeicultores, inclusive cresceu a procura por máquinas que atendem os pequenos produtores”, explica Fabri.
O Circuito Mineiro de Cafeicultura é promovido pela Emater-MG há mais de 20 anos e tem ainda como realizadores a Universidade Federal de Lavras (UFLA) e a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe), com a parceria da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e da Mecaf. Os patrocinadores oficiais do evento são Sicoob, Café Brasil, Solo Fértil e Minas Verde. Mais informações sobre as etapas do circuito em novembro podem ser obtidas nos escritórios locais da Emater-MG dos municípios, onde serão realizados os eventos.
Fonte: Agência Minas
Compartilhar
Gostou do conteúdo?
Participe dos nossos grupos e receba notícias, eventos e ofertas exclusivas direto no seu WhatsApp
Anuncie aqui
Divulgue seu negócio no Conexão Itajubá
Guia Comercial
Ver todos →Participe dos Nossos Grupos
Receba conteúdo exclusivo e fique por dentro de tudo que acontece em Itajubá