Criar um conselho gestor e integrar todas as Redesde Comerciantes Protegidos para ampliar a presença da Polícia Militar e prevenir crimes. Esta é a meta do novo comandante do 56º Batalhão da Polícia Militar de Itajubá, tenente-coronel André de Oliveira Coli, que assumiu o posto em 10 de fevereiro deste ano em substituição ao tenente-coronel Marcone de Freitas Cabral.
O novo comandante participou da reunião do Conselho Consultivo da Câmara de Dirigentes Lojistas de Itajubá, realizado nesta quarta-feira, 12 de abril. O encontro também contou com a presença do secretário de Finanças da Prefeitura de Itajubá, Peter Luís Pereira Rennó.
“Trabalhos científicos e a prática do dia a dia mostram que as redes são importantes ferramentas para aproximar a corporação da sociedade e fazer um trabalho preventivo contra os crimes em nossa cidade”, explicou o tenente coronel André Coli. “O que precisamos é fazer uma integração maior entre as redes e criar um conselho gestor com representante de cada uma delas. Dessa forma, podemos trocar informações e experiência e propor novas ações”, completou.
O presidente da CDL Itajubá Georges Kallás, disse que a entidade sempre está disposta a participar de ações, atividades e projetos que tragam segurança à comunidade e aos lojistas. “Em nossa história, sempre estivemos presentes em projetos nesse sentido, como na implantação do primeiro videomonitoramento da cidade”, exemplificou.
A Rede de Comerciantes Protegidos funciona da seguinte maneira: um grupo de lojistas de uma rua, de um bairro ou de uma região se reúne, com apoio da Polícia Militar, para buscar a proteção. Unido, pode reduzir a vulnerabilidade dos estabelecimentos; aumentar a sensação de segurança; estimular a segurança baseada na solidariedade do vizinho; proporcionar condições mais adequadas para discussão e solução de problemas; e substituir a ausência de vigilância por ações preventivas e proativas, coibindo a ação delituosa.
A PM também mantém Rede de Vizinhos Protegidos e a Rede de Indústrias Protegidas – instalada há três anos em dois laços: no Distrito Industrial e próximo a Cabelauto.
Fonte: Contexto Assessoria em Comunicação