Cinco empreendimentos nascentes foram aprovados em Edital 01/2011 da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá – INCIT. Nove empreendimentos se inscreveram para o processo de seleção e passaram por avaliação da Banca Examinadora, em reunião realizada dia 13 do corrente, com divulgação oficial do resultado na data de hoje, após validação da Ata.
Os empreendimentos aprovados e aptos para a incubação na INCIT são:
HVEX – Empresa de desenvolvimento e produção de equipamentos para ensaios e medições em alta e média tensão, podendo suprir o mercado nacional com produtos similares aos importados. Atuação no mercado de P&D em conjunto com empresas do setor elétrico brasileiro, com objetivo de oferecer soluções de alta tecnologia para o setor e gerar produtos próprios e inovadores. O interesse dos empreendedores em incubar a empresa é devido ao suporte técnico e administrativo que a INCIT oferece, além da estrutura física e relacionamento com investidores.
3E – Empresa prestadora de serviços para a aplicação de método de gestão da produção voltado para a criação de cultura energética capaz de promover a redução de consumo energético e a adequação aos requisitos para certificação na Norma ISO50001. Atuará também no planejamento, desenvolvimento e transformação de processos como um todo, visando otimizar o uso dos recursos energéticos. O interesse por incubar a empresa na INCIT se dá com o objetivo de viabilizar efetivamente a empresa, além de estreitar parcerias.
RMX – Empresa que desenvolve um sistema de controle de armazéns na área de Tecnologia da Informação (TI) para uso interno – software de logística. A empresa desenvolve, implementa e mantém softwares de coleta de dados, com tecnologia de código de barras e RFID. Seus principais produtos são: Aplicações com Código de Barras e/ou RFID, Aplicações com Coletores de Dados e impressoras sem fio; Integração com ERP (softwares de gestão empresarial); e Aplicações de mobilidade corporativa. Para os empreendedores, a INCIT contribuirá com o desenvolvimento da empresa, especialmente quanto ao apoio à gestão.
WEB NAS NUVENS – Empresa que desenvolve sistemas de software e produtos executados nas nuvens (sistemas web, hospedados na internet) focados em turismo. A empresa já possui três produtos lançados: Muito Bafão – Uma rede social para divulgação de eventos, festas e informações de turismo para a comunidade GLBT; Mão na Roda – Um sistema de transporte compartilhado para usuários comuns e empresariais; e Call a Cab – Sistema para chamar táxis sem que o passageiro precise se comunicar com o motorista. O interesse dos empreendedores ao pleitear uma vaga na INCIT está focado no espaço físico, orientação mercadológica e jurídica oferecidas pela Incubadora, no acesso aos editais de fomento, aos investidores e às parcerias estratégicas.
NEBOVILE – Empresa prestadora de serviços que oferece um programa de gestão, comunicação, assistência e rastreabilidade da cadeia produtiva do leite e derivados, e que se baseia no uso de um software, no serviço de assistência veterinária e consulta ao banco de dados para conhecimento da procedência do produto consumido. O interesse da empresa em estar na INCIT se deve aos resultados positivos apresentados pelo processo de incubação.
Inicialmente, o Edital 01/2011 previa três vagas para a incubação. Devido ao surgimento de duas novas vagas nas instalações da INCIT, após o período de inscrição, foi possível a seleção de cinco novos empreendimentos, seguindo o critério de classificação e atendendo ao requisito 11.2 do Edital – “A critério do Conselho Diretor da INCIT poderá ser selecionado candidato cuja admissão fique condicionada ao cumprimento de alguma exigência ou ao surgimento de novas vagas”.
“Os empreendimentos aprovados no processo seletivo da Incubadora de Empresas apresentaram projetos inovadores e atenderam os requisitos solicitados pelo Edital. Vamos trabalhar para que as expectativas das cinco novas empresas incubadas e dos empreendedores envolvidos, quanto ao processo de incubação, sejam atingidas e até superadas. Sejam todos bem-vindos e sucesso nesses três anos em que estaremos juntos”, declarou a Gerente da INCIT, Geanete Dias Morais Batista.
Além da infra-estrutura física colocada à disposição para o desenvolvimento dos projetos, a INCIT oferece suporte de gestão, administrativa e operacional às empresas incubadas e seus empreendedores, para que os produtos e processos possam ser comercializados, visando à sustentabilidade das empresas quando graduadas. O processo de incubação da INCIT tem duração de três anos.
Participaram da reunião da Comissão de Seleção de Novos Empreendimentos – Edital 01/2011 o Especialista da Área Financeira, Edson de Oliveira Pamplona; Especialista Técnico, Roberto da Silva Neto; Representante da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Sul de Minas – FACESM, Guilherme Garnet; Representante do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Itajubá – SIMMMEI, Sandra Márcia Cortez Ribeiro; Representante da Prefeitura Municipal de Itajubá, Francisco de Fátima Pereira Braga; Representante das Empresas Associadas, Leandra Machado Santos; Representante das Empresas Incubadas, Roberto Castro Júnior; a Gerente da INCIT, Geanete Dias Morais Batista; e a Secretária da INCIT, Claudiane Freire de Oliveira.
Fonte: Objetiva Comunicação Estratégica