O número de escolas afetadas pela paralisação parcial dos professores da rede estadual em Minas continua caindo. De acordo com levantamento da Secretaria de Estado de Educação (SEE), 55 instituições retomaram as atividades normais nesta quarta-feira (21). O número de escolas totalmente paralisadas caiu pela metade de ontem para hoje, passando de 22 para 11, o que equivale a 0,29% da rede. Já a relação das parcialmente paralisadas caiu de 706 para 662, o que representa 17,52% da rede, que possui 3.779 escolas.
O mesmo levantamento aponta que 873 professores retornaram às salas de aula nesta quarta-feira. O número de docentes ainda paralisados caiu de 11.113 para 10.240, o que equivale hoje a 6,53% do quadro. Em uma semana, a queda nos números foi ainda mais acentuada. Desde a última quarta-feira (14), 146 escolas e 3.405 professores retomaram as atividades normais.
O retorno dos professores às salas de aula foi determinado pela Justiça. No dia 16 de setembro, o desembargador Roney de Oliveira, da 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), determinou a suspensão da paralisação dos profissionais da Educação da rede estadual. O magistrado estipulou multa diária ao sindicato da categoria, que decidiu manter o movimento, mesmo contrariando uma decisão judicial e a tendência de retorno dos servidores da educação.
Desde segunda-feira (19), a SEE está enviando informe autenticado diário com a situação do movimento em Minas Gerais para o Ministério Público Estadual.
Retorno dos designados
A SEE publicou, nesta quarta-feira (21), uma resolução convocando os professores designados que ainda não retornaram às salas de aula. De acordo com a Resolução nº 1936, os docentes terão 48 horas para retornarem ao trabalho. Caso isso não aconteça, a secretaria tomará as medidas legais cabíveis a partir da próxima segunda-feira (26).
Fonte: Agência Minas