Estudos recentes indicam que o advento da equitação começou a mais ou menos 8 mil anos atras, nas estepes da Ásia Central, entre os póvos nômades . Acredita-se que tudo começou apartir do momento que o homem arrebanhou as manadas de cavalos e os conduziam junto com a tribo em seus deslocamentos pelas estepes. Nestes deslocamentos, como os homens se ausentavam constantemente, os cuidados das manadas ficavam sob responsabilidade das mulheres e crianças, que , segundo consta, por brincadeira iam montando algumas éguas , depois outras até começarem a galopar junto com a manada e daí para se organizarem em uma poderosa cavalaria foi um pulo, que durou mais ou menos trezentos anos.
O contato direto com as manadas proporcionou , atravéz da observação, um conhecimento completo da vida dos cavalos até que se formou a mais perfeita simbiose jamais pensada entre dois seres biológicamente diferentes até formar um só ser, o centauro.
Portanto graças as crianças, podemos hoje desfrutar da equiitação que veio atravéz do tempo se aperfeisoando . Foi criando no homem uma nova memória, uma memória equestre que nos liga diretamente ao cavalo. Assim, o cavalo passou a fazer parte da vida do homem sendo primordial em todas as conquistas da humanidade até a invenção das máquinas, onde gradativamente foi deixado de lado. Mesmo assim, medimos a potência das máquinas em HP, ou seja, força do cavalo.
Nos dias de hoje estamos redescobrindo o valor do cavalo no sentido de buscar uma melhor qualidade de vida para desacelerar a estressante rotina imposta pela tecnologia globalisante. Neste sentido, o cavalo novamente se tornou um grande aliado e é nas crianças que esta nova era esta centrada. Notamos que tem havido um aumento na procura por aulas de equitação, no mundo todo, principalmente por crianças, o que nos dá a certesa que o cavalo ainda esta presente no inconsiente coletivo das pessoas.