O esporte torna as pessoas mais produtivas e bem-dispostas, previne e combate doenças do corpo e da mente. Um integrador social e amenizador de conflitos sociais que contribui, para a formação de cidadãos plenos e conscientes de suas responsabilidades. A atividade física, em especial no que diz respeito aos mais jovens, ter um fator motivador extremamente positivo, os efeitos são sentidos no dia-a-dia, com crianças e adolescentes mais concentrados nas aulas, disciplinadas. Proporcionando o crescimento psicossocial do praticante, pois é através desta prática que são estabelecidas regras essenciais não apenas ao jogo, mas a própria vida em sociedade, tais como: O respeito ao próximo e a solidariedade, cooperação, inclusão, enfim, subsídios para que estes se tornem autônomos e críticos, com valores morais, éticos e ligados à saúde, formando verdadeiros cidadãos ativos e conscientes. Acredita-se que pelo impressionante poder de interação social, a modalidade esportiva “futsal se qualifica como um tema bastante apropriado para contribuir com o processo de conscientização de um mundo de igualdade e oportunidade para todos”. Não o direito de ser igual, mas a possibilidade de sendo diferente, ter acesso aos mesmos direitos de fazer valer a contribuição com inclusão e interação destas pessoas em diferentes grupos, despertando a sociedade ao reconhecimento e valorização de suas reais eficiências.
Abre-se um caminho para a tomada de consciência para a inclusão das pessoas com síndrome de Down (T21) através da pratica esportiva e seus benefícios corporais.
Considerando que a T21 não é uma doença, mas uma condição geneticamente determinada, com características anatômicas e funcionais especificas, é importante observar alguns marcadores de saúde para este grupo: Como uma avaliação ortopédica e fisioterapêutica, pois, pesquisadores identificaram que há perda de habilidades de movimentos em adultos com a T21, menor velocidade da marcha, menor cadencia e menor dorsiflexão do tornozelo durante o toque do calcanhar, perda do equilíbrio durante a marcha, além de histórias de quedas e receio ao cair.
A frouxidão ligamentar presente desde a infância, a consequente maior mobilidade articular e uma composição de colágeno comprometida proporcionara articulações dos adultos com a T21 um desgaste precoce, levando a processo de osteoartrose, anormalidades de quadril. É de grande importância incluir para este grupo de pessoas atividades de propriocepção e de força muscular, fazendo necessária uma avaliação detalhada para averiguar as condições físicas dos atletas e a partir dos resultados obtidos, traçar os objetivos dos treinamentos, para um melhor desenvolvimento e rendimento do atleta em quadra e o cuidado a sua saúde.
Pois, sabe-se que o treinamento, a prática regular e corretamente orientada de exercícios físicos ou esportes pode gerar diversos benefícios à saúde ao praticante de um desporto e o futsal pode ser uma atividade extremamente benéfica para as pessoas com a T21.
O futsal proporciona uma série de vantagens, que incluem desde benefícios físicos a aspectos psicológicos e sociais. Aqui estão alguns dos principais benefícios físicos como:
Aprimoramento da coordenação motora:
O futsal exige controle de bola, passes e chutes e outros fundamentos do esporte, o que ajuda a desenvolver e ou aprimorar a coordenação global do praticante.
Benefícios cardiovasculares:
Hipertrofia do musculo cardíaco, causada pela prática principalmente de atividade aeróbias, é responsável pela melhora na capacidade de contratilidade do musculo estriado cardíaco.
Benefícios Musculares:
Hipertrofia muscular, responsável pelo aumento da capacidade contração muscular e por consequência aumento da força, flexibilidade e agilidade.
Aumento de massa óssea:
O stress ósseo causado pela contração muscular somado a uma maior produção e liberação de hormônios, aumenta a fixação de cálcio nos ossos. Esse incremento na mineração óssea é capaz de prevenir efeitos causados pela osteoporose.
Controle da massa corporal:
Uma maior atividade física causa aumentos no consumo energético, que está relacionada ao consumo das reservas energéticas do organismo, armazenadas em forma de ácidos graxos no tecido adiposo. Dessa forma reduz o acúmulo de gordura e por consequência diminuindo o peso, prevenção da obesidade.
O futsal é uma ferramenta poderosa para promover o bem-estar físico, mental e social de pessoas com a T21.
Existem várias histórias inspiradoras de pessoas com a síndrome de Down que se destacam no futsal e em outros esportes, como nosso atleta Renato Gregório e nossa Seleção Brasileira de Futsal Down, Tricampeões Mundiais em 2024 na Turquia.
Só precisamos de iniciativas e oportunidades para que estas pessoas possam mostrar o seu real potencial. e de profissionais disponibilizados a apreender juntos a eles.
Fonte:
Atualização profissional para o cuidado da síndrome de Down. Cuidado à saúde na síndrome de Down HC. FMUSP-EEP-Medicina USP.
Efeito do treinamento Fisico e Plasticidade Neural. Dissertação de Mestrado UNICAMP, 2007, Wantuir F.Jacini.
Monografia: Benefícios do exercício físico para indivíduos com síndrome de down, Diana G. Ponte, 2013 UFMG.
Projeto: Futsal para pessoas com Síndrome de Down, 2019 (Ponte Preta S21).José, Marco e Mauricio.
José Antônio de Oliveira.
Educador e Fisioterapeuta.
Especialista em Reabilitação Aplicada a Neurologia Infantil pela Unicamp.
Pós Graduado em Medicina do esporte pela Estácio de Sá.
Pós Graduando em Futebol e futsal Facuminas.
Técnico da equipe de Futsal Down (Ponte Preta S21) e Fisioterapeuta da Seleção Brasileira CBDI de Futsal Down