Coincidentemente nesta temporada começava o Novo Basquete Brasil (a NBB) que é a liga oficial do Campeonato Brasileiro de Basquete que foi fundada em 1º de agosto de 2008 e assim, substituiu o antigo Campeonato Nacional de Basquete. Após o basquete brasileiro chegar ao fundo do poço, a liga NBB foi criada para reconduzir o basquete brasileiro novamente a um lugar de destaque em nosso continente.
De 2008 até hoje, apenas duas equipes se sagraram campeãs do Novo Basquete Brasil, o Flamengo em quatro edições e o Brasília em três edições
Em três anos consecutivos, o time de basquete do Flamengo comandado por José Neto, ganhou o NBB e de times diferentes. Feito que torna os rubro-negros os maiores vencedores na história do Novo Basquete Brasil (NBB), com quatro títulos, um a mais do que o time de Brasília.
Agora pela quinta vez consecutiva mais uma vez o Flamengo chega disputando a grande decisão do NBB contra o Bauru. A decisão está sendo disputado através de playoffs, ou seja cinco partidas sendo campeão o time que chegar primeiro a terceira vitória. Já foram disputadas três e o placar atual está 2 x 1 para o Flamengo, ou seja: ele pode já se sagrar pentacampeão da Novo Basquete Brasil no próximo jogo que acontecerá dia 04 de junho (sábado), na cidade de Marilia (SP).
Interessante que foi somente o futebol do Flamengo sair do topo, o basquete veio para substituiu o feito.
Podemos dizer que pelo menos nesta última década, o Flamengo substituiu os pés pelas mãos.
Pelo menos essa é a minha opinião!