Diante dessa nova realidade de crescimento no Brasil e da grande demanda por capacitação, o currículo se tornou uma grande preocupação daquelas pessoas que desejam entrar no mercado de trabalho, no entanto, mesmo sendo tão importante, muitas pessoas ainda não sabem o propósito de tal documento.
Durante suas palestras, o diretor da People Inglês e Informática, professor Alex Arcanjo tem feito esse questionamento. Ele diz que, enquanto se dicute sobre a primeira coisa a se fazer ao se procurar uma oportunidade, os alunos respondem de prontidão: o currículo. Hoje, com o acesso à internet, é fácil encontrar o modelo, o problema é o conteúdo.
O professor conta que as pessoas muitas vezes ficam tão preocupadas com o modelo que se esquecem da informação que deve estar no seu currículo, elas não sabem o propósito daquele documento e normalmente o que se houve é algo como: o cartão de visita para empresa, onde eu coloco minhas habilidades e títulos, etc.
Alex Arcanjo então adverte, ninguém no mercado de trabalho, pelos não dentro do seu circulo de influência, contrata um empregado apenas pelo currículo. O propósito do currículo é simplesmente conseguir uma entrevista.
Currículos muito longos ou com informações que nada acrescentam devem ser evitados. Uma empresa vai contratar pela capacidade de execução de uma pessoa. Se existe um curso, mas que, por conta do tempo ou prática, a pessoa não consegue mais executar as atividades uma vez aprendidas, esse curso não deve estar no currículo daquela pessoa.
Durante a entrevista as capacidades serão questionadas e os entrevistadores não tem muita paciência, o que a empresa quer é alguém que saiba executar, não se paga um funcionário somente pelo seu conhecimento.
Outro erro comum é colocar o CPF e RG nos dados cadastrais. Não há necessidade de informar esses documentos, não se priva um candidato da entrevista por conta disso, além de que, informando e distribuindo tais dados, a pessoa passa a correr um grande risco. Os documentos só devem ser informados a pedido da empresa.
Também é importante ter um e-mail profissional que leve o nome do candidato, de preferência.
Caso a pessoa não possua experiência, é melhor começar a buscá-la, para que o currículo seja mais competitivo no mercado. A sugestão é realizar um trabalho voluntário e então contar o que mudou na empresa com a sua participação.
O trabalho voluntário, inclusive, é muito valorizado nas empresas. Existe uma pesquisa que diz que colaboradores que fazem trabalho voluntário são pelo menos 30% mais eficazes do que aqueles não fazem trabalho voluntário, por isso as empresas ficam atentas a esses candidatos.
Na cidade de Itajubá existem várias ONGs, como o Grupo Escoteiro de Itajubá que é um movimento de voluntários para produzir cidadania nos jovens.
O artigo do professor Alex Arcanjo “Qual o maior propósito de um currículo?” estará em destaque no Conexão Itajubá a partir desta quarta-feira (1º). Para mais informações o telefone da People Inglês e Informática é o (35) 3622 8140 ou entre em contato com Alex Arcanjo pelo facebook.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM