Combustível: Primeiro a quantidade de combustível no tanque. Calcular o percurso a ser vencido e a quantidade de gasolina no tanque, principalmente para motos maiores e sem indicador de “reserva” no painel de instrumento para não pagar mico na rua ou estrada e para não colocar-se em perigo.
Pneus: Calibragem dos pneus. É fundamental para mantê-lo sempre em condições ideais de rodagem evitando rasgar ou entortar a roda quando encontra um buraco e ainda manter o comportamento ideal em curvas.
Luzes: Verifique os faróis e piscas e substitua as luzes queimadas.
Lubrificação e Folga da corrente: Primeiramente verificar a lubrificação da corrente, a mesma precisa sempre estar lubrificada, evitando-se assim o seu desgaste precoce. Verificar também a folga da corrente, a mesma pode precisar apenas de um ajuste ou demonstrar um desgaste do conjunto (pinhão, corrente, coroa). São itens que se desgastam e precisam ser verificados e trocados quando apresentarem desgaste. No manual do proprietário de cada modelo, existe a tolerância recomendada pela montadora. A troca vai evitar que a corrente escape e cause conseqüências trágicas para a moto e seu condutor.
Cabos e manetes: Os cabos precisam ser mantidos lubrificados, evitando-se assim seu desgaste prematura. Verificar se os mesmos apresentam áreas onde o cabo começa a desfiar. Esta constatação pode demonstrar o que esta por vir: a quebra do cabo. Por se tratar de peça de baixo preço, a recomendação é seguinte: começou a desfiar troca, sai mais barato que pagar o mico de ter que improvisar, correr risco desnecessário ou ainda andar de guincho.
Óleo, Líquido refrigerante do motor (em caso de motor refrigerado a água) e nível dos reservatórios de freios e embreagem:
Coisa simples e de fácil verificação, é só olhar o nível e trocá-los segundo a recomendação da montadora,
Isto vai evitar que haja: no caso do óleo desgaste prematuro das peças móveis do motor, verifique também a cor e viscosidade, eles podem indicar a necessidade de troca.
Líquido refrigerante: Verifique o nível e sua coloração. Uma redução não explicada do nível pode indicar que alguma mangueira esta solta ou mesmo furado e precise ser substituída. Lembre-se o super aquecimento do motor pode levar a queima da junta do cabeçote ou mesmo o seu tratamento.
Fluídos de freio e embreagem: Estes líquidos é proporcionam a atuação dos comandos, sua falta resultará do não funcionamento de algum destes comandos, e aí as coisas se complicam. Imagine você apertando o freio dianteiro e nada, a manete vai até o fim e a moto não para. Por isto é extremamente importante a verificação do nível destes fluídos. Eles evaporam e precisam ser completados periodicamente. Porém atenção para reduções de nível não explicados, pode indicar vazamentos e neste caso a recomendação é procurar ajuda em seu mecânico ou concessionária autorizada.
Bem, estes são os principais itens que requerem sua atenção. Fique atento e boa viagem !
Fonte: Moto e Cia