– Eu quero muitas mulheres e bastante dinheiro.
Que maravilha! Ele mal pode acreditar naquilo que estava vendo: lindas garotas e malas de notas de cem à sua frente! Porém, com o tempo, suas namoradas gastaram tudo o que tinha e foram embora. Então, percebeu que precisava saber administrar o que o gênio lhe concedia, e pediu novamente:
– Dê-me fama e beleza.
De repente, começou a ser convidado para desfiles de moda e ficou conhecido em todo lugar, mas era pouco comunicativo e logo caiu no esquecimento. Nervoso porque não tinha feito os pedidos certos, mais uma vez tentou:
– Agora, desejo um bom emprego e muita inteligência.
Achando que enfim tinha acertado, passou algum tempo sendo um executivo de sucesso, mas ficou gravemente doente e foi demitido. Inconformado com a falta de sorte que lhe rondava, resolveu fazer um pedido diferente:
– Saúde e amigos sinceros.
Tudo caminhou bem por muito tempo, até que ficou triste por estar sempre repetindo os mesmos programas e perdeu a vontade de sair de casa. Ao chamar o gênio novamente, foi alertado que só restaram dois pedidos. Pensou bastante e concluiu:
– Preciso de vida longa e paz de espírito.
O bom gênio sorriu, deu-lhe uma Bíblia e disse-lhe:
– Meu amo, aqui está o segredo de tudo. Perseverando na fé, você constituirá uma família cristã e, através da caridade, terá paz e ganhará a eternidade.
E você, leitor, o que pediria para não errar na primeira tentativa? Os dois maiores Mandamentos, segundo Jesus, teriam chance de fazerem parte da sua decisão? Quantas pessoas da sua família você acha que diriam: ‘Amar a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a mim mesmo’?
Eu acredito que se a pesquisa fosse feita no nosso país, a maioria pediria ‘dinheiro e felicidade’. Bem, sabemos que só dinheiro não leva ninguém para o Céu, muito pelo contrário, se assim fosse, não haveria ninguém tão rico porque saberiam repartir com os pobres. E felicidade, o que significa ser feliz para você?
Se não der para resumir numa única colocação, o gênio também não saberia como lhe atender, concorda? E se os seus critérios de felicidade não condicionarem sua permanência junto de Deus, eu discordo. Sem estar caminhando com o Espírito Santo, ninguém é feliz de fato e toda alegria resultará em nada.
Em minhas orações, eu sempre peço: ‘paz, saúde e fé’. Com isto, eu corro atrás do resto e alcanço a minha felicidade e a de muita gente que posso ajudar. Mas, se eu também tivesse que fazer apenas dois e não três pedidos, ficaria com ‘fé e saúde’.
Veja, perseverando na fé, eu cresceria em espiritualidade e nunca deixaria de amar a Deus e ao irmão. Ainda, com fé, não perderia a esperança de buscar a paz através da oração. E o segundo desejo – a boa saúde – viria como complemento para cumprir a missão que Deus me reservou.
Fechando o raciocínio, eu diria que há coisas que são bonitas no papel, mas, na prática, não acontecem porque muitos dizem ser filosofia barata. No caso dos dois últimos pedidos que citei, são possíveis de serem concretizados por quase todas as pessoas.
Quem já tem saúde para se divertir e fazer tantas outras coisas, só falta perseverar na fé! Isso se consegue facilmente em grupo quando estamos firmes numa Comunidade. Sozinho é meio difícil, mas participando de alguma Pastoral, uns motivam os outros e o fervor nos impulsiona ao trabalho missionário.
Concluo que não podemos nos deixar levar pelo comodismo, egoísmo e falta de tempo. Com humildade, perdão e oração, iremos longe!
No capítulo 10 de São Mateus, Jesus diz: “Envio-vos como ovelhas para o meio dos lobos; sede, pois, prudentes como as serpentes e simples como as pombas… Não sereis vós a falar, mas o Espírito do vosso Pai é que falará por vós… E sereis odiados por todos, por causa do meu nome; mas aquele que se mantiver firme até o fim será salvo”.
Portanto, o caminho da salvação está aberto para todos e não há como desvincular a nossa vida com a missão de servir a Deus. Quem reconhece isso e abre o seu coração, conta também com a santa proteção de Nossa Senhora a todo momento. Agora, quem ainda acha que a diversão é mais importante do que a oração e a caridade, sugiro que pegue a Bíblia e se oriente melhor.
Há uma pequena história a respeito de um diálogo entre dois amigos, assim:
– Neste final de semana, ao invés de ir à missa, vamos pescar?
– Não – respondeu o outro.
E viveram felizes para sempre.