Por Gisela Santos
Ao escutarmos a palavra voluntariado, sempre pensamos em doação material, mas será que voluntariado é isso?
Não exatamente. Quem doa bens materiais é um doador. Ser um voluntário vai muito além disto. Ser voluntário é compartilhar o que se tem de melhor: felicidade, tempo, amor, sabedoria e humildade. É se motivar pelos valores de participação e solidariedade, doando o que se tem de melhor, de maneira espontânea e não remunerada, para causas de interesse social e comunitário. Com certeza as pessoas necessitam mais disso do que de doações materiais. O voluntariado, então, pressupõe o compartilhar, e não descartar as sobras do cotidiano.
Para sermos voluntários precisamos questionar qual o nosso papel na sociedade. Será que é só pensar em si mesmo e atingir suas próprias metas sem olhar para o lado?
Infelizmente a maioria acha que sim. Mas não precisamos ser assim, podemos exercer nosso verdadeiro papel de cidadão e trabalharmos como voluntários. Pois ser cidadão é ter consciência de seus direitos e deveres na sociedade. E quem é voluntário tem consciência de seus deveres. Vivemos em sociedade e precisamos pensar mais sobre isso. Para vivermos melhor precisamos melhorar a nós mesmos, mas precisamos também melhorar a sociedade em que vivemos, e fazendo isto estaremos também nos melhorando. Você pode achar que só você, não fará diferença, mas, o grande problema é que todos pensam exatamente isso, e não se mexem para fazer nada. Se todos fizerem a sua parte, com certeza viveríamos em um lugar melhor. Já que não podemos mudar o mundo, podemos mudar a nossa atitude e começar a olhar para o lado e ver quem precisa de ajuda. Precisamos fazer a nossa diferença. Quem sabe até mesmo uma colega de classe ou um colega do trabalho precisa de você, isso já será um bom começo, depois olhe na sua cidade se existe alguma entidade ou ONG que você possa ajudar, depois de visitá-la e ver o quanto às pessoas precisam de ajuda, de amor e carinho, será mais fácil ajudar mais vezes.
Seja um voluntário e ajude a si mesmo. Ajudando os outros, você estará se ajudando mais do que a qualquer outra pessoa, em todos os sentidos.