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O que é um “Produto” Turístico ?

Publicado por Kleber Rocha em 04/04/2011
É aquilo que o ?personagem? turista, está à procura…para comprar. Pode ser : um passeio guiado, uma experiência culinária regional,

É aquilo que o “personagem” turista, está à procura…para comprar. Pode ser : um passeio guiado, uma experiência culinária regional, o uso de um chalezinho para um fim de semana, uma visita a um determinado atelier, uma aventura radical, um local para ficar a toa isolado por uns dias, um local para pescar, uma vivência rural, uma cerimônia tribal, uma experiência religiosa, ou seja, pode ser “um monte de coisa”…

Práticamente, é isto mesmo, – “bate um desejo” qualquer e ele passa a procurar, geralmente na Internet –onde tem prá vender? Desta forma, ele já pressupõe, que haja algumcusto, e como se assemelha de uma transação comercial, que hajaNota Fiscal. Esta ótica ajuda a entender o termo “a indústria do turismo“. Mas visto desta forma, fica parecendo uma transação muito seca , muito comercial, não é ?

Mas ajuda a explicar sobre o que seja oproduto turísticonos dias de hoje, na maioria dos países. São princípios fundamentais, no mercado profissional do Turismo, em função de leis e códigos de defesa do consumidor e o perfil exigente do turista atual : estar naInternet(site com textos e fotos); definição de preço/forma de pagamento; horários de funcionamento; regras de uso; possibilidade de fazer reserva; telefone/email para contatos e o(s) Agente(s) vendedor(es). A partir daí, ele, o turista, o comprador, ainda pode vir a requerer : alguma forma de contrato, Apólice de Seguro e uma Nota Fiscal. Começa a fazer sentido?

Pois é, esta é a forma correta de fazer Turismo, cercando-se de fatores de satisfação e qualidade no serviço e no atendimento, oferecendo garantias e honestidade, para que haja bons negócios, geração de emprego e renda, enquanto proporciona lazer, satisfação, propagação de cultura, e muitos outrosresultados positivos para nós, quando estamos na condição de turista. E isto se aplica tanto para se hospedar num grande hotel, como num simples passeio rural.

Osgestores dos Circuitos Mineiros Certificadostem sido instruídos para promover esta política, orientando quem não é ou não tem empresa (com CNPJ), para que participe de alguma Associação ou Cooperativa, ou atue como prestador de serviço junto a quem já seja uma empresa instituída (agencias, receptivos, meios de hospedagem e outros). Quando o produto turístico é uma hospedagem numa pousada, uma refeição num restaurante, uma peça de artesanato numa loja, por exemplo, é mais fácil atender aos requisitos acima citados, mas quando for, por exemplo, uma atividade rural, um pequeno artesão, um charreteiro, uma doceira caseira, etc, fica mais difícil. Mas a ótica deve ser a mesma. Esta é a fórmula para participar da “roda do Turismo”, para que ela seja realmente uma ferramenta de desenvolvimento. Tem que haver esta seriedade e profissionalismo.

Há uns 2 anos atrás, aSecretaria de Turismo de Minaspromoveu a vinda depalestrantes da Espanha, país com inegável maturidade no Turismo, para troca de experiências comgestores de circuitosturísticos mineiros, visto que, curiosamente, Minas tem um potencial turístico que se assemelha muito ao daquele país ( turismo cultural, turismo rural, turismo religioso, turismo de aventura,Caminho de Compostela(Estrada Real…), culinária regional forte e criativa, etc). E o crescimento e sedimentação do Turismo deles, da Espanha, se baseou em sedimentação desta metodologia profissionalizada, tanto nas ofertas sofisticadas como nas simples. Mas saindo deste caso particular, o Turismo, para dar certo erealmente serferramenta de desenvolvimento,tem que ser assim mesmo, em qualquer cidade, estado ou país, qual seja a atividade ou o serviço.O que nos falta é divulgação e educação para esta prática.

Na Espanha, este trabalho de sedimentação do Turismo começou há mais de 50 anos, fortementeinstituído como estratégia governamental, por isto é considerado um país de Turismo avançado. Eles parabenizaram a atual política mineira para o Turismo, pois é bastante semelhante ao que eles fizeram, e que deu certo. Só nos resta, portanto, continuar esta implementação, na máxima velocidade que nos for possível, poisestamos no caminho certo, só que muito atrasados… infelizmente, há apenas uns poucos anos o Turismo começa a ser levado à serio, em Minas, pela SeturMG, e no Brasil inteiro, através do Ministério do Turismo. Um bom exemplo disto é o belíssimo catálogoSerras Mineiras, patrocinado pela SeturMG, que apresenta alguns variadosprodutos turísticos, já sedimentados, dos circuitos turísticos certificados:Serras Verdes,Terras Altas da Mantiqueira e Caminhos do Sul de Minas. São produtos pontuais e roteiros integrados em 4 cidades de cada um destes 3 circuitos. Este catálogo foi distribuído para as maiores agências e operadoras de todo o Brasil e serve de referência sobre como devem ser sedimentados e ofertados os produtos turísticos atualmente.

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