Durante esta época do ano, Itajubá recebe um volume maior de chuvas, o que pode resultar em situações de risco para a população. Por isso, a Prefeitura de Itajubá, através da Defesa Civil, está orientando todos os cidadãos sobre as ações que devem ser adotadas em casos de chuvas fortes, alagamentos, deslizamentos, vendavais e descargas elétricas.
Para começar, em caso de fortes chuvas ou tempestades acompanhadas de raios, é fundamental que as pessoas se abriguem em um local seguro e protegido. Se houver inundações, é importante se deslocar rapidamente para um local seguro e esperar até que a água escoe. Se o veículo estiver estacionado em uma área alagada, deve ser movido para um local seguro para evitar problemas de manutenção.
Além disso, é recomendado que as pessoas não se desloquem dentro das águas, pois isso pode resultar em acidentes causados pela correnteza ou pela contaminação com doenças. É importante observar sinais de movimentação do terreno, como rachaduras no chão, árvores, postes ou cercas inclinadas ou embarrigadas, desníveis ou fendas no terreno, levantamento do piso da residência e barulhos vindos do chão. Caso seja observado algum desses sinais, as pessoas devem sair imediatamente de suas casas e avisar a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e os moradores da região.
Além disso, é importante auxiliar crianças, idosos e pessoas com dificuldade de locomoção que estejam próximas. As pessoas não devem voltar para casa até que haja liberação da Defesa Civil ou órgão competente. Em caso de descarga elétrica, é recomendado que as pessoas nunca se abriguem debaixo de árvores. Se estiverem em casa ou no trabalho, é importante desligar os aparelhos eletrônicos e afastar-se das janelas, não manuseando nenhum aparelho ligado à rede elétrica.
A atual administração tem trabalhado durante todo o ano em ações preventivas, como a limpeza e o desassoreamento dos ribeirões e do Rio Sapucaí, a criação de Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs) com o treinamento da população sobre como agir em possíveis momentos de sinistro e a instalação de placas de rotas de fuga nos bairros. É importante destacar a parceria com a Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) para o monitoramento do Rio Sapucaí e a divulgação diária do seu nível, permitindo que a população se prepare para qualquer eventualidade.
Por fim, confira os telefones dos órgãos competentes para casos de emergência:
Defesa Civil – 199, Guarda Municipal – 153 e Corpo de Bombeiros – 193.
*Informações do SECOM/PMI