Em parceria com a AIESEC – organização global formada por jovens universitários e recém-graduados e que visa o desenvolvimento do potencial de liderança -, algumas escolas de 14 cidades brasileiras desenvolvem projeto de educação complementar na grade curricular. Jovens lideranças de várias partes do mundo apresentam workshops, em inglês e espanhol, sobre temas como empreendedorismo, carreira, liderança, administração do tempo, sustentabilidade, educação e globalização, entre outros. Faz parte ainda de o programa os intercambistas apresentarem curiosidades sobre seus países de origem.
A vontade de poder mudar o mundo com uma pequena atitude, se torna realidade para cada jovem estrangeiro que vem em Itajubá-MG pela AIESEC. Agora, alguns depoimentos de estrangeiros de 19 a 23 anos mostrarão o que eles sentem a respeito disto:
Leslie Villareal da Colombia: (Cidadão Global – Alcançar)
Trabalhar com crianças nas escolas tem sido, sem dúvida, a melhor parte do meu intercambio. É maravilhoso ser capaz de interagir com estas pequenas pessoas tão inteligentes, que vêem o mundo de forma bastante diferente dos adultos. Sensação de que você está contribuindo de alguma forma para melhorar a qualidade da educação nas escolas municipais. Quando pensamos estar cansados, isso nos dá mais combustivel para prosseguir. Não dá para descrever ver 60 alunos se reunindo em uma sala de aula para dançar Waka Waka da Shakira (que é colombiana), foi incrivel. Mas ouvi-los, que um dia quando crescerem querem morar na Colômbia, é simplesmente a satisfação de realização. Sou muito grata a AIESEC pela oportunidade de viver esta experiência inesquecível vai sempre levar os brasileiros em meu coração!
Leslie foi uma das primeiras a chegar em Itajubá e começou o projeto na primeira semana de junho.
Carolina Mendoza – Colombia (Cidadão Global – Alcançar)
“Adoro a sensação de poder impactar a vida das crianças do projeto, fazer este intercambio e dá-los a oportunidade
de conhecer o mundo através de nós e de nossas experiências”.
Stephan Van Villet – Holanda (atualmente vive na Australia) ( Cidadão Global – Alcançar)
“É difícil construir uma relação com as crianças quando você nao fala a lingua nativa deles. No entanto, quando joguei futebol com eles, foi incrivel ver o quanto eu pude atingir. Todos eles pareciam estar muito interessados e foi muito legal todas aquelas pequenas crianças ficando tão felizes. De repente, a língua não é uma barreira mais!”
Carolina Giraldo – Colombia: (Cidadão Global – CELIL)
“A experiência em geral tem sido muito gratificante, eu vim aqui para dar o meu melhor, ajudar sem esperar nada em troca e também mudar a imagem que a “mídia sensacionalista” ter sido responsável em fazer de nossos países latinos… . Foi maravilhoso conhecer pessoas sempre disposta a lhe dar uma mão amiga, nossos alunos são maravilhosos e estamos felizes com o trabalho que estamos fazendo, bem como o intercâmbio cultural que vai de mãos dadas com este belo projeto. AIESEC é uma organização única e estou muito orgulhoso de fazer parte dela!”
A mudança começa dentro de cada um. Depois ela se alastra por onde passamos.Estes intercambistas são agentes de mudanças na vida das crianças das escolas municipais e estaduais. Assim, garantem o futuro de outra nação. Mas isto na verdade, impactará no mundo como um todo.