– Senhor, quero padecer por vós. Posso substituir-vos na cruz?
O Senhor, então, abriu os lábios e falou mansamente:
– Meu servo, cedo ao teu desejo com uma condição. Aconteça o que acontecer e vejas o que vires, deves guardar sempre o silêncio.
– Prometo, Senhor! – respondeu Haakon.
Fizeram a troca e ninguém reconheceu o eremita na cruz. Durante muito tempo, ele conseguiu cumprir o compromisso sem dizer absolutamente nada. Certo dia, porém, chegou um rico e, depois de rezar, esqueceu ali a sua bolsa. Haakon viu e calou-se. Também não disse nada quando, duas horas mais tarde, veio um pobre e se apropriou da bolsa do rico.
Ainda não se manifestou quando um rapaz se prostrou diante dele pouco depois para pedir-lhe graças numa longa viagem. Nesse momento, porém, o rico tornou a entrar em busca da bolsa. Como não a encontrou, pensou que o rapaz teria se apropriado dela. Voltou-se para ele e interpelou com raiva:
– Dá-me a bolsa que me roubaste!
– Não roubei nenhuma bolsa!
– Não mintas; devolva-me já!
– Repito que não apanhei nenhuma bolsa!
O rico arremeteu-se furioso contra ele. Soou, então, uma voz forte: ‘Para com isso!’.
Olharam para cima e viram que a imagem falava. Haakon, que não conseguiu permanecer em silêncio diante daquela injustiça, defendeu o jovem e censurou o rico pela falsa acusação. Ficaram assustados e saíram correndo.
Então, Cristo dirigiu-se ao servo e disse-lhe:
– Desce da cruz. Não serves para ocupar o meu lugar porque não soubeste guardar silêncio.
– Mas, Senhor, como podia eu permitir essa injustiça?
Trocaram de lugar. Cristo voltou a ocupar a cruz e o eremita permaneceu diante dela. O Senhor continuou a falar-lhe:
– Tu não sabias que era conveniente para o rico perder a bolsa, pois trazia nela o cobiçado preço da virgindade de uma jovem. O pobre, pelo contrário, tinha necessidade desse dinheiro e fez bem em levá-lo inocentemente. Quanto ao rapaz que ia receber os golpes, suas feridas o teriam impedido de fazer a viagem que, para ele, foi fatal: há minutos, o seu barco afundou e ele morreu. Tu não sabias; mas eu sim. Por isso me calo.
Em seguida, o Senhor tornou a ficar em silêncio…
Pois é, muitas vezes nos perguntamos por que Deus não nos responde. Por que Ele se cala? Gostaríamos que nos dissesse o que desejamos ouvir, mas Ele não o faz e apenas responde-nos com o silêncio. Deveríamos aprender a escutar esse silêncio até entender a resposta. O Divino silêncio é uma mensagem destinada a convencer-nos de que Ele, sim, sabe o que faz. Com quietude, diz-nos carinhosamente: ‘Confia em mim, sei o que é necessário fazer por você!’.
Infelizmente, ao invés do silêncio de Cristo, muitos preferem os sons contagiantes do pecado. Enquanto Jesus está solitário no sacrário, as novelas batem recordes de audiência! A profundidade da Palavra de Deus é quase totalmente desconhecida para muita gente, mas quem dorme junto nas novelas todo mundo sabe e comenta.
Hoje em dia, aquele que aparece de repente na televisão mostrando o corpo e brigando a toda hora, vira ídolo e tem o direito de publicar bobagens em muitas revistas. Ao contrário, a voz de Cristo que ressoa na boca do Papa é pouco inserida nos principais meios de comunicação. Que mundo é este?
Um Big Brother Brasil dura aproximadamente três meses, e você sabe quanto custa eliminar cada candidato da casa? São feitos cerca de vinte e nove milhões de telefonemas; considerando trinta centavos cada ligação, teremos oito milhões e setecentos mil reais num só paredão! Para quem vai esse dinheiro?
Além do mais, como disse José Neumari Pinto, da Rádio Jovem Pan: “O sábio público tem ainda várias chances de gastar quanto dinheiro quiser com as votações. Aliás, algo muito natural para quem gasta mais de oito milhões numa noite, num país onde o cidadão vota para desclassificar um bobão ou uma bobona qualquer, mas não lembra em quem votou na última eleição”. Que tipo de cidadãos somos nós?
Quando a mega-sena acumula, enormes filas se formam nas portas das lotéricas, mas, quando divulgamos que uma família está passando fome, quase ninguém coloca a mão no bolso para ajudar. Por que será que as pessoas não entendem que apostar na loteria é dinheiro jogado fora, e visitar o pobre ajuda a viver eternamente no Céu?
São coisas como estas que mantém muitos corações fechados para ouvir os chamados de Deus. Quando nos confessamos e ficamos afastados do pecado, escutamos melhor a Palavra do Senhor: na Bíblia, nas missas, nas orações e na boca do pobre.
Portanto, é muito melhor o silêncio de Cristo – que nos faz refletir e crescer em espiritualidade. Só não o escuta quem não quer.