A diabetes é um problema de saúde mundial. Segundo a professora da Faculdade Wenceslau Braz, Maria Alice Torres, a doença aumenta em níveis mundiais e uma das causas é a má alimentação que acarreta o aumento do peso. Além disso, a inatividade física, o sedentarismo também é fator de risco para a doença. Para a especialista, o alerta serve também para os pais, pois crianças tem apresentado a diabetes tipo 2 por conta da obesidade decorrente da má alimentação.
A diabetes tipo 2 é provocada pela deficiência do pâncreas na produção de insulina, ou seja, a produção é insuficiente. Já a diabetes tipo 1 é causada pela falta total de produção da insulina. Maria Alice explica que o fator hereditário pode ser causa da diabetes, mas a questão da falta de atividade física, a má alimentação têm sido elementos importantes no surgimento da doença, mesmo em quem não tem histórico familiar.
Para o especialista em Genética, Gustavo Thomazine, mesmo que haja herança genética, a pessoa levando uma vida saudável, a tendência é não desenvolver a doença, mas o contrário também pode ocorrer com aquele que não tem herança genética da doença e pode acabar adquirindo em função da má qualidade de vida.
Muito cansaço, muita sede, urinar em excesso, visão turva podem ser sintomas da diabetes. Uma vez que a pessoa tenha estes sintomas é recomendável procurar um médico.
Existe a possibilidade do surgimento da diabetes quando no avançar da idade vem a preguiça e a aversão a atividade física, além disso, o fator genético pode ocorrer, pois o gene pode ser ativado quando se está próximo da terceira idade.
Qualquer dúvida a respeito da diabetes, a professora Maria Alice pode ser consultada pelo telefone 35 36220930 na Faculdade Wenceslau Braz.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM