Itajubá foi a cidade escolhida para receber o Instituto Senai de Inovação – Centro Empresarial de Desenvolvimento e Inovação da Indústria Elétrica e Eletrônica (ISI-CEDIIEE), um complexo laboratorial único na América Latina no setor eletroeletrônico, que inclui o Laboratório de Alta Tensão. As obras para a construção do complexo já foram iniciadas e a previsão é que até 2017 toda a edificação esteja pronta.
Com o início dos trabalhos de terraplanagem, 400.000 m³ de terra serão movimentados até setembro desse ano. A próxima etapa da obra será a fundação, na qual está prevista a cravação de 10 mil pontos de estacas, com previsão para ficarem prontas em abril de 2016. Após toda a estruturação, a edificação será iniciada.
A Prefeitura Municipal de Itajubá fez a doação do terreno de mais de 210 mil metros quadrados, localizado na estrada municipal José Siqueira de Carvalho no bairro Figueiras, para a construção do empreendimento, que terá cerca de 21 mil metros quadrados de construção. A cidade foi escolhida por ser uma região estratégica que fica próxima a grandes centros industriais, de conhecimento e de formação profissionalizante, além da consolidada liderança no setor.
Com investimentos de 370 milhões de reais, o complexo será composto por diversos laboratórios, como o de Alta Potência, Alta Tensão, Elevação de Temperatura, Grau de Proteção e Atmosferas Explosivas, pára-raios, Compatibilidade Eletromagnética, Ensaios Mecânicos, Óleos Isolantes e Calibração. Além disso, terá dois geradores de circuito de 2.200 MVA, equipamentos exclusivos na América Latina. O projeto tem como objetivo o desenvolvimento e o apoio à inovação, bem como produtos e tecnologias para a indústria nacional no setor eletroeletrônico.
Com execução do Serviço de Aprendizagem Industrial (SENAI) esse projeto foi idealizado pelo Sindicato da Indústria de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos do Estado de Minas Gerais (SINAEES) e conta com o apoio da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), da Confederação Nacional da Indústria (CNI), do Governo de Minas, da Companhia Energética de Minas Gerias (CEMIG), da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e da Prefeitura Municipal de Itajubá.
Visando garantir maior segurança de acesso ao atual bairro Figueiras, e assim atender as demandas de desenvolvimento do local,a Prefeitura de Itajubábuscou parceiros para executar o trevo de acesso ao bairro. O SENAI em retribuição à área doada pelo município contratou o projeto executivo civil do mesmo. Além do Laboratório, o Figueiras também abriga a Subestação da CEMIG, o Presídio e o Distrito Industrial II. A previsão é que o edificação do complexo fique pronta até 2017 e as operações dos laboratórios comecem em 2018.
Fonte: SECOM