Em 2008, a teoria da seleção natural de Charles Darwin e Alfred Wallace completa 150 anos. Por esse motivo, a 5ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontece em todo País de 20 a 26 de outubro, tem como tema “Evolução e Diversidade”.
Em Itajubá, as atividades começam no próximo domingo, 19 de Outubro, e vão até o dia 31. Os eventos acontecem no MCT/Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA), Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Sul de Minas (FACESM), Escola de Enfermagem Wenceslau Braz, Faculdade de Medicina de Itajubá (FMIt) e escolas públicas participantes.
O objetivo da Semana é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia (C&T), valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação.
Pretende também chamar a atenção para a importância da C&T para a vida de cada um e para o desenvolvimento do País, assim como contribuir para que a população possa conhecer e discutir os resultados, a relevância e o impacto das pesquisas científicas e tecnológicas e suas aplicações.
Portas Abertas
A primeira atividade da Semana – Portas Abertas – será realizada no LNA/Observatório do Pico dos Dias. A partir das 14 horas, o local receberá visitantes para palestras, exibição de filmes, simulações em computador, apresentação do coral dos Catadores de Materiais Recicláveis, além de atividades lúdicas para crianças. Neste ano, a ONG Viva a Vida vai angariar fundos através da venda de alimentos e bebidas não alcoólicas durante todo o evento. Vale ressaltar que o portão de acesso será fechado pontualmente às 20 horas.
“Na parte da noite, se o céu não estiver nublado, quem estiver no OPD poderá utilizar os telescópios profissionais para ver o planeta Júpiter, aglomerados de estrelas jovens e velhas e algumas galáxias mais brilhantes”, diz a pesquisadora Mariângela de Oliveira-Abans.
Essa é a única noite no ano em que o Observatório é aberto ao público durante a noite. O local é gerenciado pelo Laboratório Nacional de Astrofísica, que é vinculado ao Ministério de Ciência e Tecnologia. Em 2007, na mesma época, o local recebeu mais de mil visitantes. A entrada é franca.
De acordo com a pesquisadora, em caso de fretamento de ônibus, é necessário entrar em contato com Alberto Ardila com antecedência para informar o horário da chegada, pelo telefone (35) 3629.8119. O LNA informa, ainda, que o evento poderá ser temporariamente suspenso durante a ocorrência de chuva muito forte, para segurança dos visitantes.
Palestras e outras atividades
Já nos dias 21 e 23, na sede do LNA, no bairro das Nações, haverá palestras para pessoas maiores de 16 anos, seguidas de observação do céu noturno, durante o evento Subindo no Telhado. As vagas são limitadas, por isso é preciso fazer inscrição para o mesmo pelo telefone (35) 3629-8100. O pesquisador Roberto Saito avisa que, se estiver nublado, será oferecida outra palestra ou bate-papo com os astrônomos.
Também faz parte da programação organizada pelo LNA um mini-curso de Astronomia de três dias, voltado para pessoas maiores de 16 anos, na sede do Laboratório. A participação é mediante inscrição (tel. 35 3629-8100) e garante certificado. Se estiver nublado, será oferecida outra palestra ou bate-papo com os astrônomos. O pesquisador Iran Fernandes esclarece que serão abordados os temas mais atuais da Astronomia.
No dia 20, o público da Terceira Idade, do grupo Econti (Educação Continuada para a Terceira Idade), terá uma palestra na sede Central da UNIFEI. O tema será “Mão esquerda ou direita! Qual mão utilizo eu?”.
Outra atividade da Semana será a Exposição de Fotos, que acontece, de 20 a 31 de Outubro, nas escolas estaduais Wenceslau Braz, João XXIII, Major João Pereira e Antonio Rodrigues d”Oliveira, das 8h às 21h. Mais informações (35) 3629-8100.
Fonte: Contexto