Na tarde de 04 de agosto, a Polícia Militar de Meio Ambiente, após denúncia sobre caça de pássaros silvestres, compareceu ao bairro Nova Itapeva, em Itapeva. A equipe deslocou-se até o local indicado onde foi recebida por uma testemunha. Enquanto um dos militares conversava com a testemunha, o outro militar deslocou-se para pasto existente atrás da residência, momento em que o autor saiu correndo do interior da residência e tentou soltar os pássaros, sendo advertido pela equipe.
Após entrar na residência, os militares localizaram no quintal três gaiolas, as quais continham 07 pássaros da fauna silvestre brasileira, conhecidos por “Canário da Terra”. Em uma das gaiolas estava uma armadilha conhecida por “alçapão” armada para o lado de fora, no intuito de atrair outros pássaros para a captura.
Do exposto, foi dada voz de prisão em flagrante para o autor, sendo encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Itapeva. As gaiolas e os animais, bem como a armadilha, foram apreendidos para serem entregues na sede do IBAMA na cidade de Pouso Alegre.
Em 04 de agosto, a Polícia Militar de Meio Ambiente patrulhava o bairro Pinheirinhos, em Passa Quatro, quando visualizou 03 pássaros da fauna silvestre acondicionados em gaiolas na varanda de uma residência.
Foi feito contato com a moradora e esta relatou que os pássaros pertencem a seu filho que não se encontrava no local. Os militares fiscalizaram a residência e encontraram mais 07 pássaros da fauna silvestre, entre os quais estavam Trinca-ferro, Coleiro-papa-capim, Azulão e Sabiá. Do exposto, os pássaros foram apreendidos sendo encaminhados para o IBAMA de Pouso Alegre. O autor não foi localizado.
Fonte: 17ª Cia PM Ind MAT