A Ananda Marga é uma associação sócio-espiritual baseada em três práticas básicas: meditação, posturas de yoga e vegetarianismo, que também são bases do neohumanismo. Dada Jinanananda, nascido no Congo e representante da ONG Ananda Marga, fala um pouco sobre a organização.
Um dos motivos da visita do monge é a instalação de uma base da ONG em Itajubá. Ele explica que a Ananda Marga não tem finalidade religiosa, sendo fundamentalmente espiritualista no seu sentido mais profundo: a conexão que o ser humano faz com o criador dentro de si, que se expressa através da sua atuação pró ativa, amorosa e compassiva com os demais seres vivos e baseando-se no fato de que aquilo que se sente dentro de si também é sentido pelos outros, inclusive animais e plantas.
As atividades que serão realizadas em Itajubá serão definidas em conjunto com a população para melhor entendimento das suas necessidades e anseios. Também monges de outras localidades serão convidados para compartilhar suas experiências. Pessoas interessadas podem entrar em contato com a ONG na cidade pelo telefone (35) 98882 8180.
Quaisquer pessoas podem participar das atividades da Ananda Marga, independente de cor, raça e credo. O objetivo é fortalecer mais a sociedade salientando o que ela tem de comum e de útil.
A Ananda Amarga está presente em 153 países e é um membro da ONU pelo seu serviço e atendimento em calamidades. Fundada por Shrii Shrii Anandamurti, na Índia, a ONG existe como organização desde 1955.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM