No ano de 2008, as atividades de fomento à agricultura orgânica beneficiaram diretamente mais de 13 mil produtores, com ações voltadas ao uso de insumos e processos apropriados para produção dos orgânicos. O projeto Bancos Comunitários de Sementes de Adubos Verdes foi o carro-chefe do setor. Criado em 2007, já rendeu 16 toneladas de sementes, distribuídas a mais de mil agricultores do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e Pará.
De agosto de 2006 a setembro de 2008, o Brasil exportou um total de 37 mil toneladas em produtos orgânicos, que equivale a uma receita de US$ 26,7 milhões. Desse montante, destacam-se produtos como a soja orgânica, com mais de 8 mil toneladas em vendas externas, o açúcar, com quatro mil toneladas, e o café, com 209 toneladas. Juntos, registraram US$ 9,5 milhões em exportação. Os principais países de destino dos produtos foram Holanda, Suécia, Estados Unidos, Inglaterra e França.
Pró-Orgânico – O programa de incentivo à produção orgânica, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), está fundamentado em princípios agroecológicos que têm a preservação da vida como elemento básico para os sistemas produtivos. Ele é reconhecido pelas vantagens ambientais e benefícios para a saúde humana. O grande avanço do programa ocorreu com a publicação do Decreto 6.323/2007, que regulamenta os alimentos orgânicos e vai permitir a certificação dos produtos.
O Pró-Orgânico envolve ações ligadas à educação, fomento ao uso de produtos e processos apropriados, promoção do consumo responsável e organização da rede produtiva. Nove estados da federação e o Distrito Federal já estão incorporados: Pará, Acre, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná.
Fonte: Ministério da Agricultura