A Osteoporose é uma doença que acomete indivíduos idosos, principalmente as mulheres, pode ser definida como: à deterioração estrutural do tecido ósseo diminuindo a massa óssea, ou seja, ocorre uma deteriorização do tecido devido a uma baixa densidade óssea.
A uma perde da massa óssea de 1% ao ano após os 45 anos de idade e está ligada ao sedentarismo e a diminuição de cálcio no organismo. Por isso a prática de atividade física é de grande importância no tratamento da Osteoporose. Mas qual a atividade física que não devemos prescrever para o aluno que está com Osteoporose?
A atividade física que não devemos prescrever para os alunos com Osteoporose são aquelas realizadas dentro da piscina, pois não ocorre dentro da piscina influência da gravidade. As cargas físicas impostas aos ossos alterna a sua força e massa ajudando no tratamento da Osteoporose.
A musculação, caminhada e ginástica localizada são algumas das atividades que ajuda no tratamento da Osteoporose e sua prescrição vai ocorrer após uma avaliação física detalhada do Professor de Educação Física – bacharelado. Após a escolha da atividade a intensidade dos estímulos segundo as pesquisas é mais importante do que o volume.
Por fim podemos concluir que as atividades físicas que são avaliadas e prescritas podem ajudar no tratamento da Osteoporose.