A Prefeitura de Itajubá e a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), visando alertar as mulheres itajubenses sobre a importância da prevenção quando se fala em câncer de mama e câncer de colo de útero, organizaram uma ampla programação focada na campanha Outubro Rosa.
Outubro Rosa é uma campanha de conscientização cujo objetivo principal é chamar a atenção das mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e sobre o câncer de colo do útero. No Brasil, as campanhas de conscientização sobre o câncer de mama acontecem desde 2002 e, a partir de 2011, sobre o câncer de colo do útero em diversos estados.
O câncer de mama é o câncer que mais acomete as mulheres brasileiras. Para 2017, foram estimados 57.960 casos novos da doença e, em 2014, o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) registrou 14.622 casos de óbitos em mulheres por câncer de mama, sendo a principal causa de morte por câncer em mulheres no Brasil (INCA, 2016).
Em Minas Gerais, o câncer de mama é o de maior incidência em mulheres. Estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que são esperados 5.160 novos casos da doença em Minas Gerais, uma taxa bruta de incidência de 48,19 para cada grupo de 100 mil mulheres mineiras.
Enquanto isso, o câncer de colo do útero é o terceiro de maior incidência entre as mulheres mineiras e, para o ano 2018, o INCA estima a ocorrência de 890 casos novos de câncer do colo do útero com a taxa de 8,4 casos novos por 100 mil mulheres mineiras. A taxa de mortalidade por câncer de colo de útero em Minas, estimada pelo INCA em 2017, é de 3,81 óbitos para cada grupo de 100 mil mulheres.
Diagnóstico precoce
O diagnóstico precoce aumenta as chances de sucesso do tratamento. Por isso, em relação à avaliação das mamas, o indicado é:
– Mulheres de 40 a 49 anos: Realização do exame clínico das mamas para todas as mulheres dessa faixa etária e realização de mamografia, se existir indicação da equipe de saúde.
– Mulheres de 50 a 69 anos: Realização do exame clínico das mamas e realização de mamografia de 2 em 2 anos, ou em intervalos menores na dependendo do resultado da mamografia anterior. Se você perceber alguma alteração na mama procure a equipe de saúde mais próxima da sua casa. Conhecer o seu corpo e se cuidar é muito importante!
Mulheres com elevado risco para câncer de mama (histórico familiar e/ou histórico pessoal de câncer de mama) – necessária avaliação e acompanhamento individualizado.
Em relação ao exame citopatológico de papanicolau, indica-se:
– Mulheres de 25 a 64 anos, ou que já iniciaram atividade sexual antes dessa idade – realizar o exame uma vez por ano e, após 2 exames anuais consecutivos negativos, a cada 3 anos.
Confira a programação da Estratégias Saúde da Família (ESF) e das Unidades Básicas de Saúde (UBS) a partir do dia 17/10:
Dia 17/10
UBS São Vicente
Parque da Cidade
Horário: 8 horas
Atividade física com as mulheres e entrega de folders e lanche comunitário.
Dia 17/10
UBS Vila Rubens
Horário: 7h30
Palestra sobre Outubro Rosa ministrada pela enfermeira Selma.
Dia 17/10
ESF CAIC (Estacionamento da escola)
Horário: 07h30 às 13 horas
Panfletagem com orientações sobre a importância da realização do Papanicolau e da Mamografia e sobre mutirão para coleta de papanicolau no dia 20/10.
Dia 17/10
UBS Nossa Senhora de Lourdes
Horário: 14 horas
Palestra sobre câncer de mama.
Dia 17/10
ESF Jardim das Colinas (Quadra do Bairro)
Horário: 7h30
Aulão de Zumba, com lanche e orientação sobre a importância dos exames preventivos.
Dia 17/10
ESF Rebourgeon
Horário: 9 horas
Palestra com Dr. Floriano (Mastologista), sorteio de brindes e café.
Dia 18/10
Local: Ano Bom (ESF Zona Rural I)
Horário: das 17h às 21h
Palestra sobre Outubro Rosa com Dr. Rogério.
Dia 20/10
ESF Boa Vista
Horário: das 8h às 17h
Coleta de exame preventivo de papanicolau e solicitação de mamografia de rastreamento; realização do dia beleza (apoio de uma esteticista).
Dia 19/10
UBS Santa Rita de Cássia
Local: Salão da Igreja
Horário: 9 horas
Palestra sobre câncer de colo de útero e mama, menopausa.
Dia 19/10
ESF Santo Antonio (Sítio Piranguçu)
Horário: 9 horas
Confraternização, atividade física e palestra sobre o tema para as mulheres da comunidade.
Dia 24/10
ESF Santa Rosa
Horário: 7h30
Piquenique e caminhada rosa no Parque da Cidade.
Dia 25/10
ESF Medicina
Horário: 7h30
Palestra sobre a importância da prevenção do câncer de colo do útero e câncer de mama.
Dia 29/10
ESF Cruzeiro
Local: Quadra da Igreja Nossa Senhora das Graças
Horário: 7h30
Roda de conversa e confraternização com as mulheres da comunidade enfocando a importância da realização de preventivo e cuidados com a mama.
Fonte: SECOM-PMI