Oftalmologista da Beneficência Portuguesa de São Paulo alerta sobre riscos que a doença pode trazer para a saúde ocular do diabético
São Paulo – Além de controlar a alimentação, evitar o consumo de açúcar e de ser acompanhado por um endocrinologista, o portador de diabetes deve consultar regularmente um oftalmologista, pois um dos problemas causados pela doença é a piora da visão. Por isso, o oftalmologista da Beneficência Portuguesa de São Paulo, Arnaldo Gesuele, orienta quem sofre da doença a realizar exames para prevenir problemas de visão, principalmente a retinopatia.
De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, o risco de um diabético perder a visão é 25 vezes maior do que pessoas que não portam a doença. Historicamente, a retinopatia diabética atinge mais de 75% das pessoas que têm diabetes há mais de 20 anos.
Para prevenir a retinopatia, o oftalmologista orienta que os portadores da diabetes realizem o exame de fundo de olho anualmente. “A retinopatia diabética é uma complicação grave, mas que apresenta evolução lenta e o diabético não percebe que está perdendo a visão”, afirma Gesuele.
Segundo o oftalmologista da Beneficência Portuguesa de São Paulo, a retinopatia diabética causa alterações vasculares na retina que acometem o diabético geralmente após uma década de manifestação da doença.
“Muitos portadores de diabetes acham que mantendo o controle da taxa glicêmica está tudo bem com sua saúde e não se atentam aos problemas que a doença pode causar na visão. Mesmo controlada a diabetes pode levar a perda da visão”, alerta o oftalmologista.
Fonte: ABN News