A Semana Santa representa a ultima semana de Jesus passou nesta Terra, então a Igreja celebra os últimos acontecimentos da sua vida, da chegada em Jerusalém, passando pela sua paixão, morte e ressurreição, o ponto alto da fé cristã. O Padre Mauro Ricardo, Reitor do Santuário de Nossa Senhora da Piedade, falou sobre a história dessa comemoração.
Com o crescimento do cristianismo, as celebrações ganharam corpo, e isso aconteceu em séculos de vivencia da fé. Para o sentido da semana santa fosse relacionado à vida, resolveu-se fazer a celebração a partir do principio da primavera no hemisfério norte, de um modo especial, na primeira lua cheia da primavera. Na Europa já existiam festas pagas de culto aos ritos de fertilidade e o Sol. O avanço do cristianismo deu a essas festas um novo significado.
Durante essa semana o cristão precisa ficar atento a dois pontos principais: memória e atualização. Na liturgia os cristãos irão relembrar o acontecimento histórico e bíblico e fazer uma reprodução para o momento presente, de maneira que seja renovada a fé em Deus que continua dando vida aos seus.
O Padre Mauro Ricardo conta que muitos cristãos católicos valorizam esse período, no entanto muitos continuam vendo essa semana com apenas mais um feriado, renunciando o real significado e importância da memória de Cristo. Neste momento as pessoas devem se lembrar do maior ensinamento que fala sobre a vida, a importância da solidariedade e da paz. Esse é um tempo de reflexão e comemoração.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM