Itajubá está muito bem representada no xadrez nacional. Nas categorias inferiores ao Sub-18, a cidade possui vários representantes de expressão no cenário, como Pedro Esteban Arango, da categoria Sub-10 masculino, que se destacou diversas vezes no cenário estadual e nacional, se consagrando campeão brasileiro da sua categoria em 2012.
O Diretor Geral da FACESM, professor Hector Gustavo Arango, comenta que a lista de nomes não é pequena e cita também Vivian carvalho dos Santos, na categoria Sub-10 feminino e campeã brasileira em 2013. No xadrez são várias as categorias de competição. Na categoria Absoluta, conforme explica o professor Hector, podem participar homens e mulheres.
No começo, o esporte começa como brincadeira, mas conforme a brincadeira começa a ficar séria, para as competições, os jovens treinam diariamente. Também a rotina de participação em eventos é bastante rigorosa. Pedro Esteban, por exemplo, já disputou 10 torneios em 2014.
O xadrez também é reconhecidamente uma eficiente ferramenta pedagógica, melhorando o desempenho em diversas áreas, principalmente matemática. O esporte também é visto como ferramenta de inclusão e está longe do tabu de esporte elitizado, muitas vezes alimentado por quem não o conhece. Graças aos seus muitos benefícios, diversas iniciativas foram criadas para popularizar o xadrez nas escolas. Em Itajubá, já se começa a treinar divulgadores de xadrez na rede pública de ensino.
Mais informações pelo telefone (35) 3629 5708, com o professor Hector na FACESM ou no próprio Curso G9 com o professor Antonio Martins.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM