O famoso e contestado técnico de futebol Vanderlei Luxemburgo é o técnico em exercício que possui um dos melhores currículos no Brasil com vários títulos conquistado onde passou, chegando a dirigir a seleção brasileira e também o Real Madri da Espanha. Paralelo aos títulos construiu uma imagem de ostentação, poder e de um personagem sempre ligado à modernidade na gestão do futebol.
Como a vida é igual a um viaduto onde um dia você está por cima outro dia pode estar por baixo, o professor não conquista um título desde 2011 que por coincidência foi no próprio Flamengo.
Sempre em guerra com a imprensa, nos últimos anos foi rotulado como um técnico ultrapassado e que vive do passado. Sem trabalhar a algum tempo, Vanderlei aceitou um grande desafio ao assumir o time do Flamengo em uma crise sem precedentes e ainda com um salario muito inferior a que estava acostumado.
Uma grande oportunidade para demonstrar a todos que ele ainda é o cara. E para isto, desta vez o professor chegou totalmente diferente.
Com um discurso humilde, só não está com os pés no chão porque resolveu calçar as sandálias da humildade.
Até suas vestimentas estão mais simples, deixando suas roupas de griffe e ternos alinhados e literalmente vestindo a camisa do clube.
Criou um clima de verdadeira obsessão ao plantar na mente de cada jogador que o time é limitado na qual os jogadores são operários em que todos devem carregar um saco de cimento nas costas todos os dias para sair da confusão que é a zona de rebaixamento.
Com esta nova postura, o resultado tem aparecido e ele tem o melhor desempenho das quatro ultimas rodadas seguidas, retirando o time da zona da confusão. O time começa a ter maior confiança, tendo melhor tranquilidade para jogar futebol e com tendência de crescimento no desempenho em campo.
Acho que desta vez o professor ouviu a frase de jornalista Pedro Bial que diz: ” quem não é humilde por natureza, tem que ser humilde por esperteza”.
Pelo Menos essa é a minha opinião!
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM