O Rio de Janeiro viveu uma semana santa em pleno mês de Julho. A presença do Papa Francisco na cidade maravilhosa trouxe milhões de peregrinos e com eles um clima de paz e harmonia. Tive a felicidade de lá estar durante toda a semana e esta sensação foi sentida por todos que lá estavam. Pairava no ar, um sentimento do bem e uma energia positiva.
Acho que tudo isto refletiu também no futebol carioca.
Um exemplo deste fenômeno foi um acontecimento raro, quase impossível: ontem no Maracanã, nenhuma ocorrência ou intervenção policial foi registrada fora e dentro do estádio. As duas torcidas se respeitaram e curtiram o jogo de maneira ordeira e leal. Em campo a tão esperada volta ao Maracanã para Flamengo e Botafogo, proporcionou um sabor de vitória para a torcida rubro negra e para os Botafoguenses o empate foi suficiente para mantê-lo a apenas um ponto do líder da competição.
No sábado o Vasco no Rio de Janeiro, jogando em São Januário, confirmou a reação no campeonato vencendo o Criciúma e tendo como destaque novamente o Reizinho Juninho.
Já o Fluminense que não teve a felicidade de aproveitar este clima favorável, saiu do Rio de Janeiro, indo a Porto Alegre e complicou ainda mais sua situação, caindo inclusive para a zona de rebaixamento após a derrota para o Gremio. Logo o tricolor carioca que sempre adotou o Papa como símbolo pela sua torcida. Talvez tenha saído na hora errada.
Seria muito bom para os fiéis torcedores e torcedores fiéis que o clima continuasse assim. Uma santa paz para o nosso futebol.
Pelo menos essa é a minha opinião!
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM