O futebol brasileiro que durante muitos anos foi uma referência para o mundo, hoje em função do amadorismo dos dirigentes, bem como uma cultura de corrupção que rapidamente sedimentou nos principais clubes, levando-os a se encolherem e alguns a chegarem ao desespero de se venderem como SAF. Todos já sabem da história do Flamengo que era o clube com a maior divida do Brasil e a partir de 2013 através da gestão do ex-presidente Eduardo Bandeira de Melo e continuado por parte desse grupo com a liderança do presidente Rodolfo Landim, transformaram aquele clube já em fase de falência através de gestão e empreendedorismo, aproveitando oportunidades da marca chamada Flamengo. O patrimônio do clube cresceu através de novos investimentos como o centro de treinamento Ninho do Urubu e aquisição de jogadores de elevados valores. O plantel do Flamengo é considerado o 10º mais caro do mundo. Em função desse poderio financeiro, o Flamengo já mantém uma hegemonia nos últimos anos em relação a títulos nacionais e Sul americano. Em 2020 o Flamengo iniciou uma parceria com o Banco BRB, explorando a marca do Flamengo buscando abrir contas de torcedores. Em Julho de 2021 o Banco festejou a quantia de um milhão de contas abertas. Hoje o Banco já chegou a 3,5 milhões de clientes. Entendendo e percebendo a maquina de fazer dinheiro que tem em mãos, essa semana o Brasil se assustou com a aprovação do Banco Central do Brasil na liberação do Novo banco digital em que o Banco BRB e Flamengo criaram juntos em que cada um tem 50% de ações desse banco. Com a maior torcida do Brasil, onde 45 milhões de potenciais titulares de cartão de credito, conta digitais e vários outros produtos, esse negócio já inicia avaliado em um bilhão de reais. Essas receitas e estratégias não serão em curto prazo para investir em jogadores, mas para investimentos objetivando aumentar ainda mais receitas como será o caso da arena multiuso que será um grande centro de entretenimento com várias formas de geração de receitas criando um circulo virtuoso que nesse momento não é possível imaginar o potencial de receitas a médio e longo prazo. Para desespero da concorrência, alguém resolveu utilizar a gestão para explorar todo potencial da marca Flamengo.
Pelo menos essa é a minha opinião!