O feriado de Corpus Christi foi tranquilo, sendo ocorrências negativas somente aquelas relacionadas à Lei Seca. Foram efetuadas cinco prisões em Itajubá por parte da Polícia Militar, sendo que um dos infratores foi flagrado com teor alcóolico três vezes acima do limite estabelecido pela Legislação de Trânsito. Também foram removidos quatro veículos e duas pessoas foram autuadas por embriagues ao volante. A blitz foi realizada na Avenida Paulo Chiaradia e na Avenida São Vicente de Paulo todos os dias, além da blitz itinerante.
Na quinta-feira (30) um menor tentou evadir da blitz Lei Seca. O menor não estava embriagado e o que poderia ser somente uma infração de trânsito se transformou na confecção de várias infrações, uma vez que ao evadir colocou em risco os outros motoristas e pedestres que porventura viessem a atravessar a rua. Nessa situação o menor é conduzido até a delegacia e seus pais responsabilizados, sendo que as multas que o jovem recebeu vão para o proprietário do veículo.
Nos casos como o do menor, normalmente as penas são convertidas em advertências ou prestação de serviços como pagamento de cestas básicas e afins. Como o crime cometido é um crime de trânsito, o menor é conduzido à delegacia e liberado com a presença dos pais ou responsáveis que assinam um termo se comprometendo a comparecer em juízo para uma futura audiência que vai deliberar sobre a punição.
Em caso de menor embriagado conduzindo veículo automotor, a multa seria confeccionada normalmente e o jovem conduzido na condição de apreendido pelo cometimento do crime de trânsito. Ele também seria liberado na presença dos pais que também assinariam o termo de compromisso.
Nas blitz da Polícia Militar foram realizados cerca de 15 testes, com 13 autuações diversas, incluindo as referentes a crime de trânsito. Cinco pessoas foram presas.
Sobre as investigações sobre o roubo ao Supermercado Padre Nicolau, ocorrido na última segunda-feira (27), o Tenente Gabriel Felipe, comandante dos setores centro e sul de policiamento em Itajubá explica que elas estão em andamento e não passará informações pontuais, mas que a Polícia Civil está muito perto de realizar a detenção dos infratores que, naquela ocasião, renderam um funcionário nos fundos do supermercado e levaram 50 mil reais.
No que diz respeito à mudança na estrutura da Polícia Militar e da Polícia Civil quanto a trabalhos em conjunto, o tenente explica que Itajubá possui a Delegacia Regional de Polícia Civil e 262ª Delegacia de Polícia Militar que é a companhia responsável pelo policiamento na cidade. Essa companhia de policiamento em conjunto com a Delegacia Regional de Polícia Civil vai compor a Área integrada de Segurança Pública.
Essa parceria já existe, tendo a Polícia Militar uma sintonia muito boa com a Polícia Civil, no entanto agora, ambas as polícias vão atuar num mesmo espaço. Nem a delegacia, nem a companhia de policimento vão sair de onde estão, o que ocorre é que agora elas possuem um espaço que será dividido por policiais militares e civis.
A Área integrada de Segurança Pública estará na Praça Adolfo Olindo, ao lado do Banco do Brasil e breve estará em funcionamento. A Guarda Municipal, a Defesa Civil e o secretário de defesa social já estão instalados.
Por fim, o Tenente Gabriel Felipe comenta sobre o disparo de arma de fogo efetuado por parte da Polícia Militar no domingo dia 26, sendo um cidadão maior de idade alvejado. Ele estava em posse de arma de fogo e o policial atirou quando o individuo fez menção de apontar a arma, depois de tentar evadir e ignorar a ordem de soltar a arma, conta o tenente. Muitos cidadãos questionam sobre o motivo de os policiais apontarem a arma durante uma abordagem e, diante disso, o tenente explica que isso é feito para a segurança dos policiais que não tem como saber quem é o cidadão de bem. “Aja com calma e evite fazer movimentos bruscos ou colocar as mãos nos bolsos”, aconselha.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM