Com o crescimento do uso de smartphones em todo o mundo, ficou relativamente mais fácil tirar fotos e andar com estas fotos no bolso. Acompanhando este crescimento, outro ponto em que se tem notado um grande aumento de fotos íntimas que vazam na internet. Há casos que começam com compartilhamento entre amigos que compartilham com os seus próprios amigos e quando a pessoa se dá conta, já perdeu o controle.
É crime armazenar e divulgar fotos de menores em situação de intimidade. Ainda sim fica o alerta para os pais e também para esses menores, que tenham cuidado ao tirar fotos íntimas e também ao compartilhá-las, não divulgando entre amigos, pois uma vez que as fotos caiam na rede, não há mais controle. Mesmo que quem tenha divulgado as imagens sejam menores, eles irão responder nos termos do Estatuto da Criança e do Adolescente.
Seja crime virtual, tráfico de drogas ou a denúncia de criminosos escondidos, é essencial para o trabalho da Polícia a participação da comunidade, fornecendo informações através do 181, 197, 190, delegacia ou mesmo através da promotoria e imprensa. “Sem essas informações a Polícia Civil não consegue trabalhar”, finaliza o Delgado Regional Dr. Pedro Bezerra.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM