A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) deflagrou, nesta segunda-feira (24/10), nas cidades de Coração de Jesus, Ibiaí, Montes Claros e Diamantina, regiões Norte e Central do estado, a operação Bull’s Eye (Olho do Touro), visando desarticular uma organização criminosa que atuava subtraindo gado no Norte de Minas. Durante a ação, foram cumpridos 17 mandados judiciais, sendo dez de busca e apreensão e seis de prisão.
De acordo com o delegado Alberto Tenório, o grupo era estruturado em dois núcleos: um intelectual, responsável pelas estratégias e articulação da organização; e outro voltado à execução dos crimes nos locais. O delegado acrescenta que a organização criminosa possuía veículos próprios para realizar furtos e transferências dos animais, e que o prejuízo causado pela atuação criminosa é estimado em R$ 1 milhão. Foram registradas 35 ocorrências policiais relatando a ação do grupo.
Segundo o delegado regional em Montes Claros, Herivelton Santana, ação da PCMG é uma resposta focada no combate à subtração de gado na região. O delegado Jurandir César, chefe do 11º Departamento, reitera que “a operação de hoje decorre da contínua repressão de furtos em desfavor do produtor rural, garantindo a segurança da produção agrícola em benefício do desenvolvimento socioeconômico da região”.
Os levantamentos continuam para conclusão do inquérito policial. Os suspeitos foram conduzidos para a Delegacia de Plantão e, após formalização dos procedimentos policiais, serão encaminhados ao sistema prisional, onde ficarão à disposição da Justiça.
A operação contou com a participação de 60 policiais civis, empenho de 17 viaturas e apoio aéreo da PCMG.
Por ASCOM-PCMG