
Dez prisões (sete preventivas e três em flagrante), duas internações de adolescentes e 32 mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Minas Gerais e na Bahia, resultando na desarticulação de um grupo criminoso com atuação interestadual. Esse foi o saldo da operação Duplo Eixo, coordenada pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) na manhã desta quinta-feira (30/10).
A ação, coordenada pelo 15º Departamento de Polícia Civil em Teófilo Otoni e conduzida pela Delegacia Regional em Pedra Azul, teve como alvo uma organização criminosa ligada a um grupo com atuação nacional, com base nos municípios mineiros de Divisa Alegre, Águas Vermelhas, Cachoeira de Pajeú, Pedra Azul e João Pinheiro, bem como nas cidades baianas de Cândido Sales e Vitória da Conquista.
As investigações, conduzidas pela PCMG com apoio das polícias militares dos dois estados e da Polícia Civil da Bahia, se estenderam por mais de um ano e apontaram a existência de um grupo estruturado para o tráfico de drogas e outros crimes violentos nas regiões.
O levantamento policial identificou que o grupo, originário da Bahia, possui vínculos diretos com uma organização criminosa de grande abrangência sediada no estado do Rio de Janeiro. Durante as buscas, a polícia apreendeu mais de cem porções de crack, maconha e cocaína, bem como um veículo e uma réplica de arma de fogo.
Foram mobilizados 130 policiais civis e militares de Minas e da Bahia para o cumprimento das ordens judiciais. Participam da operação equipes das coordenações de Recursos Especiais (Core), de Operações com Cães (COC) e Aerotática (CAT) da Coordenadoria de Operações Estratégicas (COE) da PCMG.
Duplo Eixo
O nome da operação faz referência aos dois eixos principais de atuação da organização criminosa — Minas Gerais e Bahia — cuja estrutura a ação policial visa desarticular de forma definitiva.
Fonte: ASCOM-PCMG