
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) deflagrou, na manhã desta terça-feira (18/11), uma operação para apurar o uso indevido de maquinário pertencente à Prefeitura de Varginha, Sul do estado, em propriedades e empreendimentos particulares. A ação integra as investigações iniciadas em 2022.
Durante a operação, foram executados cinco mandados de busca e apreensão expedidos pelo Poder Judiciário. Os levantamentos ocorreram em residências de servidores públicos e em sedes de pessoas jurídicas supostamente beneficiadas. Houve ainda, cumprimento de medidas de sequestro de bens e valores.
Esquema
A investigação identificou indícios de que servidores municipais, valendo-se de suas funções, teriam ordenado ou permitido o uso de tratores públicos em atividades de interesse pessoal, contrariando os princípios da legalidade, impessoalidade e moralidade administrativa. Os investigados poderão responder por peculato, organização criminosa e lavagem de dinheiro.
Na ocasião, foram apreendidos R$ 10.100, US$ 6.200, documentos, cinco celulares, quatro notebooks e um veículo automotor. As apurações seguem em sigilo, com novos levantamentos em andamento para identificação de outros envolvidos.
A ação, coordenada pela equipe do Laboratório de Tecnologia Contra a Lavagem de Dinheiro do 6º Departamento de Polícia Civil em Lavras, contou com apoio de policiais civis das delegacias regionais em Varginha e Três Corações.
Fonte: ASCOM PCMG