
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) participou, na última sexta-feira (15/8), em Poços de Caldas, Sul do estado, da operação conjunta Mãos de Ferro II, voltada ao combate do comércio ilícito de fios, cabos e equipamentos utilizados para fornecimento de energia elétrica, telefonia e transmissão de dados. A ação resultou na apreensão de mais de 1,5 tonelada de materiais.
Na ocasião, foram cumpridos 24 mandados de busca e apreensão em estabelecimentos e residências ligados à atividade de ferro-velho, sucata e reciclagem de metais.
Além de ser essencial à prestação de serviços públicos, os fios possuem alto valor econômico no mercado de recicláveis.
Combate ao crime
Durante os levantamentos, a PCMG confirmou que parte do material apreendido pertencia a empresas de telefonia e ao Departamento Municipal de Eletricidade (DME). Um dos alvos da ação, um homem de 28 anos, foi preso em flagrante por tráfico de drogas e receptação qualificada, sendo encaminhado ao sistema prisional.
Além disso, foram fiscalizados alvarás de funcionamento, licenciamento do Corpo de Bombeiros, emissão de notas fiscais, aspectos ambientais relacionados à queima de materiais e derramamento de óleo, bem como cadastros de fornecedores. Diversos locais foram interditados pelo Corpo de Bombeiros e pela Coordenadoria da Defesa Civil.
A ação contou com a participação de 120 agentes, entre policiais civis, policiais militares, bombeiros, policiais do Meio Ambiente, guardas municipais e servidores da Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade do município.
Fonte: ASCOM-PCMG