A comunidade pedralvense participou da Oficina para a construção participativa do Plano Municipal de Desenvolvimento Sustentável do Turismo de Pedralva – MG, período 2011-2014, realizada nos dias 24, 25 e 31 de maio, 01 e 02 de junho de 2011, pelo Gestor do Circuito Turístico Caminhos do Sul de Minas, Walter Santos de Alvarenga.
A Oficina é uma atividade de apoio e orientação promovida pelo CT Caminhos do Sul de Minas, que contou com o apoio da Prefeitura de Pedralva, através do Diretor de Turismo, Ricardo Bustamante de Almeida. A elaboração do Plano Municipal de Turismo integra o sistema de organização do desenvolvimento sustentável do turismo, juntamente com a criação do Conselho Municipal de Turismo, do Fundo Municipal de Turismo e Política Municipal de Turismo.
Cerca de 40 pessoas participaram da Oficina, obtendo expressivos resultados. O grupo de trabalho definiu como Missão: Valorizar a cultura local para desenvolver o cooperativismo e o turismo sustentável de Pedralva. Como Visão de futuro: Oferecer aos turistas uma vivência cultural única aliada às riquezas naturais. “Ficou evidente que a cultura é a matéria prima principal para o desenvolvimento do turismo em Pedralva, acrescido dos recursos naturais que agregam maior valor turístico ao município. Os segmentos turísticos identificados são: Turismo Cultural, considerando que o município valoriza sua tradição cultural, expressa principalmente pela música; Ecoturismo, reconhecendo seus valores naturais, representados pelo Pedrão e Pedra Branca; e Turismo Rural, valorizando o universo de 41 bairros rurais que o município possui”, comentou Walter Alvarenga.
Já foram realizadas Oficinas do Plano Municipal de Desenvolvimento Sustentável do Turismo em Santa Rita do Sapucaí, Delfim Moreira, Marmelópolis e Pedralva.
Em continuidade ao programa de estruturação do turismo nos municípios associados, o CT Caminhos do Sul de Minas realizará a Oficina de Construção do Plano Municipal de Desenvolvimento Sustentável do Turismo em Itajubá nos dias 07, 08, 09, 13, 14, 15 e 16 de junho de 2011.
Fonte: Objetiva Comunicação Estratégica