Professor da UFSCar participa de estudos que mostram como um átomo controla a passagem de luz. Os resultados foram publicados na revista Nature
O professor Celso Villas-Boas do Departamento de Física da UFSCar participou de pesquisa realizada no Instituto Max-Planck de Óptica Quântica da cidade de Garching na Alemanha. Os estudos demonstraram que um único átomo pode ser usado como um transistor óptico quântico para controlar a transmissão de luz.
Os resultados das pesquisas são importantes para o desenvolvimento de ferramentas que permitem a transmissão de informações em estruturas atômicas. “Devido à constante miniaturização de componentes de um computador, estamos perto de cruzar um limite fundamental onde tecnologia não pode mais ser descrita pelas leis do mundo macroscópico. Com isto em mente, cientistas de todo o mundo estão pesquisando tecnologias baseadas em efeitos quânticos que possam ser usadas para comunicar e processar informação”, explica Villas-Boas.
Cientistas do Instituto Max-Planck de Óptica Quântica conseguiram controlar as propriedades ópticas de um único átomo através de um feixe laser. Nesse trabalho, recentemente publicado na revista Nature, um único átomo controla a passagem de luz, funcionando como um transitor quântico. Os resultados apresentados nesse trabalho, além de representar uma passo importante no desenvolvimento de novas tecnologias baseadas na teoria quântica, também são fundamentais para o entendimento de como o comportamento de átomos individuais pode ser controlado por luz.
Os resultados da pesquisa foram divulgados no artigo, “Electromagnetically induced transparency with single atoms in a cavity”, publicado na revista Nature e disponível em http://www.nature.com/nature/index.html. O contato com o professor Villas-Boas pode ser feito pelo e-mail[email protected]
Fonte: UFSCar