
Estamos prestes a entrar em uma nova geração de consoles com o lançamento do Playstation 5 e do Xbox Series X. Ambos os aparelhos estão previstos para o final de 2020 e, recentemente, foram liberadas as fichas técnicas dessas máquinas, cujo principal atrativo parece ser a potência apresentada.
Esses lançamentos chamam ainda mais atenção no cenário atual, em que podemos perceber um crescente interesse por esse universo – resultado da popularização dos esportes eletrônicos e de outras plataformas digitais que permitem, por exemplo, jogar cassinos grátis online. Mas afinal, qual dos dois aparelhos deve se destacar mais?
Para responder essa pergunta, analisamos algumas das características do Xbox Series X e do Playstation 5 – especialmente no que diz respeito ao quesito velocidade.
CPU
Uma coisa que o PS5 e o Xbox Series X possuem em comum é o processador AMD em seu interior. Ambos contam com um processador customizado de arquitetura Zen 2, mas enquanto o aparelho da Microsoft chega a uma frequência de até 3,8 GHz, o da concorrente chega até 3,5 GH.
Outra característica similar é que as CPUs dos dois aparelhos apresentam oito núcleos. No Xbox, sete deles serão utilizados no processamento do jogo, enquanto o oitavo irá processar o sistema operacional da plataforma. Em alguns casos, os games podem até chegar a utilizar todos os núcleos, mas mediante a uma queda na frequência, que chegaria no máximo a 3,6 GHz.
GPU
Outra aposta em comum para ambos os aparelhos é a placa gráfica. A GPU escolhida foi a AMD RDNA 2, mas cada qual com uma versão personalizada – o que resulta em diferenças significativas na performance dos videogames.
Levando em conta isso, o Xbox Series X promete um melhor desempenho, consequência dos seus 12 teraflops de processamento – sendo este o conceito que define a velocidade com que os cálculos matemáticos são realizados pelo dispositivo. A GPU do videogame da Microsoft tem 52 CUs e 1.825 GHz. Já o Playstation 5 contará com um processamento gráfico com velocidade de 10.3 teraflops (aproximadamente), com 36 CUs e 2.23 GHz.
Além disso, os dois aparelhos apresentarão o ray tracing, tecnologia que permite processar gráficos com luzes, sombras e contrastes ultrarrealistas.
Memória
Já em termos de memória, ambos os aparelhos usam 16 GB de memória GDDR6 a velocidades de 14 Gbps. Isso, contudo, não significa que os dois consoles irão apresentar o mesmo desempenho nesse quesito.
Um dos fatores que precisam ser levados em consideração é que a Microsoft resolveu utilizar um barramento de memória mais amplo que a sua concorrente, o que resulta em uma largura de banda de memória de 560 GB/s, enquanto o aparelho da Sony conta com a largura de banda de 448GB/s.
Os dados do videogame, por sua vez, ficam armazenados em um SSD de 1 TB, no Xbox Series X, e em um SSD de 825 GB, no Playstation 5.
Considerações sobre o desempenho
Como é possível perceber a partir do que foi apresentado, o console da Microsoft parece ser levemente superior ao aparelho da Sony. Só que, de maneira geral, o sucesso do Playstation 5 e do Xbox Series X vão depender de fatores outros que não o puro desempenho.
A Sony, por exemplo, mesmo apresentando um desempenho um pouco inferior, sai na frente por possuir títulos exclusivos de sucesso, como The Last of Us, Uncharted 4 e God of War. Mas a Microsoft parece estar pronta para competir com a concorrente de igual para igual, e não apenas em desempenho, já que os serviços como o Xbox Game Pass e a retrocompatibilidade do Xbox prometem o acesso a um grande número de jogos antigos e novos.
Dito isso, a certeza que fica é que estamos prestes a testemunhar mais uma revolução nos consoles de videogames, que já chegaram até mesmo a auxiliar na reabilitação de pacientes.