Com o objetivo de melhor atender à população e Itajubá e região, a 2º Delegacia Regional de Polícia Civil realizou uma reunião com o Delegado Pedro Bezerra e o Setor de Identificação, representado por Daniel Ramos, chefe do departamento. Como resultado desta reunião, as antigas senhas (que eram 30 no máximo e geravam filas na madrugada) foram substituídas por horários de atendimento.
Daniel explica que com a ação as pessoas não mais precisam chegar de madrugada para garantir o seu atendimento. Segundo ele até 8h30, todos que estiverem na fila com os documentos corretos serão atendidos. Outro compromisso é a entrega do documento no dia seguinte ao atendimento.
A 2º Delegacia Regional não é a única a fazer documentos de identidade, ela também conta com regionadas em Piranguinho, Brazópolis, Paraisópolis, Marmelópolis e Delfim Moreira. A previsão de entrega para de documentos é de um dia para outro, salvo segunda via não liberada no sistema, ou seja, cujas impressões digitais não foram liberadas em Belo Horizonte e cadastradas no sistema. Para esses casos o prazo varia de 1 a 30 dias.
Em Minas gerais a primeira via do RG é isenta de taxa. Para solteiros os documentos necessários são a Certidão de Nascimento Original Legível, cópia da certidão e duas fotos 3/4 recentes. Para pessoas casadas é necessário levar a Certidão de Casamento, original e cópia, duas fotos 3/4 recentes e se for a segunda via a taxa paga. Quem não estiver com toda documentação não receberá senha para atendimento.
Em Itajubá é possível fazer o documento de identidade a partir do nascimento da pessoa e não existe obrigatoriedade para se fazer o RG. O documento, no entanto, é exigido para diversas situações, então o cidadão acaba sendo levado a tirá-lo. Menores de 16 anos, além da documentação necessária precisam estar acompanhados do pai ou mãe com identidade e para segunda via de documentos perdidos, a orientação é fazer o boletim de ocorrência.
Durante o ano de 2014 foram emitidas pelo posto de atendimento da 2ª Delegacia Regional de Polícia Civil 5624 carteiras de identidade.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM