Cerca de 90% da população tem problemas na coluna. Muitas teorias tentam explicar essa estatística e uma delas lembra que o ser humano já foi um quadrúpede e a medida que ele foi se erguendo, a coluna foi se adaptando. Ainda hoje, afirma a teoria, o ser humano não é completamente ereto, ou seja, a coluna não está completamente adaptada para um ser bípede.
Sirlene Ribeiro é fisioterapeuta e diretora da Companhia da Saúde, explica que a partir do momento que o homem decidiu ficar de pé ele começou a enfrentar a ação da gravidade, que pesa nos ombros e leva aos desvios na coluna. Uma pessoa não consegue ficar o tempo todo de pé, ela vai se curvando.
Outro fator que contribui para essa situação é que o ser humano comete muitos erros ao longo do dia, ele se levanta de maneira errada e até amarra os sapatos de maneira errada. Hoje as pessoas também são muito sedentárias e ou trabalham muito tempo em pé ou muito tempo sentadas.
Dentro de casa, a altura da pia é muito importante, assim como a área de trabalho. Após certa idade a musculatura começa a enfraquecer então, além do ambiente, a pessoa também deve fazer exercícios para manter fortalecidos os músculos que apoiam a coluna. Isso garante qualidade de vida.
A Companhia da Saúde está na Rua Alcides Faria, números 229, 115, 112 e 71. Para questões médicas e clínicas o telefone de contato é o (35) 3622 7900. Mais informações sobre a academia no (35) 3621 7800.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM