Uma mensagem afirmando que o Governo Federal teria um plano de confisco de recursos aplicados na poupança da Caixa Econômica Federal acabou deixando muitos brasileiros preocupados, principalmente diante da crise política e instabilidade econômica que o país vive. A mensagem se espalhou pela internet através das redes sociais, mas foi desmentida tanto pela Fazenda quanto pela Caixa.
Lowry Lunardi, gerente geral da Agência Mantiqueira da Caixa Econômica Federal em Itajubá, explica que, desde o Governo Collor, constitucionalmente esse confisco não é mais permitido. O boato, no entanto, se espalhou rapidamente pelas redes sociais e gerou um grande volume de retirada da poupança, levando o próprio Ministério da Saúde a publicar uma nota oficial. Essa grande retirada vai prejudicar uma linha dos recursos habitacionais, afetando toda a cadeia produtiva envolvida, comenta.
Sobre os programas sociais, até o momento, a informação é de que não há alteração do programa Minha Casa Minha Vida. A Caixa Econômica continua com verba e emprestando, sendo que o Governo tem entregue em parceria com as prefeituras várias unidades habitacionais. Também não há nenhuma alteração quanto à taxa de juros do empréstimo. da mesma maneira o Programa Bolsa Família segue sem qualquer alteração ou indicação de mudança.
Sobre o FIES, até o momento o que se sabe é que houve um problema com o sistema, responsável pela inscrição dos estudantes. É preciso entender que a Caixa Econômica é o agente financeiro no programa e não tem relação com o sistema que apresentou problemas. No que diz respeito ao repasse financeiro não houve nenhuma mudança.
Diante de qualquer notícia ou incerteza sobre os programas sociais é importante que as pessoas busquem se informar junto à Caixa Econômica ou ao Ministério vinculado a eles, para que não acabem vítimas de boatos. A poupança continua sendo um dos investimentos ais seguros e a rentabilidade continua interessante mesmo frente à infração.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM