O processo de pré-incubação é diferente do processo de incubação por não exigir que a empresa já exista com um CNPJ para ser colocada no mercado. A pré-incubação acontece um momento antes, quando a pessoa tem a ideia, quer ganhar dinheiro com a ideia, mas não sabe como tirar a ideia do papel nem como colocar isso no mercado. Nesse processo o empreendedor fará o estudo do mercado e um modelo de negócio, de maneira que ao final ele terá a viabilidade do negócio para então seguir ou diretamente para o mercado ou para o processo de incubação.
Paulo Rodrigo, coordenador do processo de pré-incubação da FACESM, explica que a cada atividade cabe um novo modelo de negócios e nesse momento de crise pelo qual o Brasil passa não é viável abrir uma empresa que já exista no mercado sem ter um diferencial para oferecer. O programa de pré-incubação irá auxiliar na busca por esse diferencial que irá valorizar o negócio frente aos concorrentes.
Um dos principais motivos de falência das empresas brasileiras é justamente a falta de orientação. Muitas pessoas investem seu dinheiro sem um prévio estudo de mercado e acabam tendo prejuízo. A pré-incubação dura quatro meses e na FACESM começa no próximo dia 11 de julho, voltando após um recesso no dia 8 de agosto e finalizando no dia 14 de novembro. Contando com uma parceria com o SEBRAE o processo é gratuito e as inscrições se encerram nesta quarta-feira (1º) às 22h.
As aulas acontecem todos os sábados das 8h às 12h e o processo está aberto a toda comunidade. Mais informações na FACESM, no sitewww.facesm.brou pelo telefone (35) 3629 5743.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM