Acontece no próximo dia 10 de setembro, na FEPI, o pré-lançamento de um APL (Arranjo Produtivo Local) que está sendo movimentado e organizado pela RETIC (Rede de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação). Através desta organização e pelo número de empresas envolvidas e serviços prestados, foi possível identificar que Itajubá é um polo de tecnologia e daí a criação da APL.
Hoje fazem parte da RETIC 17 empresas e, a partir deste grupo, passou a se buscar a formação do APL de maneira que a RETIC é como uma coordenadora do APL. O APL se diferencia por envolver todas as empresas na área de Tecnologia da Comunicação e Informação, dentro de um raio de 100 km a partir de Itajubá (centro do APL), explica a Diretora Administradora da RETIC Joana Marins.
A partir da união dessas empresas torna-se possível identificar as necessidades das empresas e buscar, em parceria, as soluções para essas necessidades através de recursos, participação em feiras, treinamentos, certificações, compras em conjunto, fornecimento de serviços e outros, além do importantenet working.
O APL é uma estratégia de governo para passagem de incentivos financeiros, uma vez que essa região passa a ser um destaque e vai atrair cada vez mais outras empresas de regiões diversas para o setor. Toda e qualquer empresa que tenha dentro da sua constituição uma empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação automaticamente fará parte da APL, explica o Coordenador do Curso de Sistemas de Informação da FEPI, professor Cristiano Vieira da Silva.
O APL é restrito a Minas Gerais e a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado de Minas Gerais já reconheceu o APL. São 120 empresas já identificadas e classificadas como empresas de Tecnologia da Informação, no entanto, como haverá incentivos e geração de novas oportunidades na região, esse número tende a aumentar. A ideia do pré-lançamento é justamente iniciar essa comunicação entre as empresas.
Para a divulgação de informações do APL, a RETIC está montando um site para esse fim, além da página no facebook e de reuniões periódicas a serem programadas, permitindo que as empresas possam participar do planejamento e ações do APL.
A FEPI, através do curso de Sistemas da Informação e devido à aproximação do curso com as empresas de Tecnologia da Informação, passou a ser uma incentivadora do pré-lançamento do APL. A instituição tem como objetivo a abertura de vagas e oportunidades para os alunos dentro da própria região. Um APL precisa ter dentro da sua estrutura também a área do ensino. Além da FEPI, faz parte da parceria com o APL o SEBRAE, o PCTI (Parque Cientifico e Tecnológico de Itajubá – onde estão instaladas as empresas do RETIC), a Rede Minei da Inovação, a Prefeitura Municipal de Itajubá, o SIMMMEI, a INCIT, a FUSPER e o SENAI.
O evento acontecerá na terça-feira (10), às 19h30, no Auditório Antonio Oliveira Rosa (FEPI). Todas as empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação estão convidadas a participar.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM