O pré-natal é toda assistência, apoio e acompanhamento à gestante que começa na descoberta da gravidez e não acaba, como muitos pensam, logo após o parto, mas sim quando passa o chamado período de resguardo, explica Gisele Renó, professora da Escola de Enfermagem Wenceslau Braz.
Como foi dito, o pré-natal começa quando a mulher descobre que está grávida e alguns sinais a auxiliam na detecção essa gravidez como a ausência de menstruação e junto dessa ausência sintomas como náuseas, vômito e aumento das mamas. Tais sinais podem ou não ser um indício de gravidez e, portanto, a mulher ao notá-los, deve procurar um profissional para avaliá-la e realizar um teste para confirmar a suspeita.
De suma importância tanto para a gestante quanto para o bebê, o pré-natal permite a identificação de possíveis fatores de risco e assim prevenir complicações tanto com a mãe quanto com o bebê, definindo assim o seu maior objetivo: acompanhar a gestante, identificar e tratar complicações e instruir a mulher para que ela possa passar bem por esse período gestacional, passando a ela cuidados consigo mesma e com o bebê durante a gestação, parto e período puerperal, além dos cuidados quanto à amamentação.
Dada a importância do pré-natal, a gestante deve procurar o serviço de saúde assim que ela tiver a suspeita de gravidez. É sempre importante iniciar o pré-natal nos três primeiros meses da gestação.
A gestante deve realizar no mínimo 6 consultas de pré-natal e uma consulta depois de passados os 40 dias de resguardo. Durante as consultas é realizada a coleta de dados da paciente, são solicitados e analisados exames laboratoriais que são oferecidos pelo SUS. A gestante também será avaliada quanto ao cartão de vacinação, além da pesagem e avaliação obstétrica.
Complicações como diabetes gestacional e hipertensão podem ser prevenidas e controladas através do pré-natal. A EEWB conta com o Núcleo de Assistência à Saúde da Mulher que oferece consultas de pré-natal para gestantes adolescentes (até 17 anos completos). O Núcleo de Assistência à Saúde da Mulher fica dentro da EEWB no endereço Av. Cesário Alvim, 566. Mais informações pelo telefone (35) 3622 0930.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM