Em meio à greve que envolve parte do quadro de magistério da Rede Municipal de Ensino, o Prefeito de Itajubá, Christian Gonçalves, recebeu em seu gabinete, na tarde desta terça-feira, 14 de dezembro, as professoras Aline Ribeiro, Maris Visoto e Sueli Kostiuk, representando todas as grevistas; o Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Itajubá (SISPUMI), Adilson José Soares; e a advogada do Sindicato, Larissa Pereira. Também estiveram presentes o Secretário Municipal de Educação, Júnior Fraga Bastos; e o Procurador Jurídico do município, Paulo Henrique da Mota.
O Prefeito ouviu as demandas e explicou que a Prefeitura está acompanhando minuciosamente o andamento jurídico e político desta questão complexa que é o abono/rateio dos 70% do FUNDEB, cujo pagamento aos professores tem posicionamentos opostos em diversos municípios e estados. Assim, a Prefeitura aguarda os trâmites do Projeto de Lei 3.418/21, bem como da PEC 13/21, que tratam e influenciam diretamente sobre o tema e que estão em discussão no Congresso Nacional.
Outro ponto discutido na reunião foi a revisão do Plano de Cargos e Carreiras que já está em pleno andamento e se encontra em análise jurídica interna. O Prefeito informou aos presentes que a Prefeitura promoverá o devido debate técnico e estabelecerá a revisão juntamente com a comissão de funcionários.